Alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Cuiabá, participaram das atividades comemorativas dos 90 anos do programa A Voz do Brasil na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT). A atividade aconteceu na última sexta-feira (19), e os estudantes participaram de palestra com a equipe da Rádio ALMT e também da equipe responsável pelo noticiário da Câmara dos Deputados na Voz do Brasil. Além disso, acompanharam também a gravação de uma edição da Voz do Brasil na Rádio ALMT.
Os estudantes integram as disciplinas de Radiojornalismo, Jornalismo Econômico e Laboratório de Produção em Vídeo e puderam tanto tirar dúvidas sobre o processo de produção, como acompanhar a gravação do programa. A coordenadora do curso de jornalismo da UFMT, Nealla Machado, destaca a importância da integração entre as disciplinas e também entre a UFMT e a ALMT para o debate sobre Comunicação Pública de qualidade. "Este é um momento importante para uma integração prática, com todos acompanhando a gravação de um programa que é referência no rádio brasileiro, a Voz do Brasil. As trocas aqui ajudam muito na construção da Comunicação Pública que promova o debate público e a democracia", enfatiza.
Clarice Dias e Marcelo Larcher integraram a equipe da Câmara dos Deputados que realizaram a gravação junto com a equipe da Rádio ALMT com a radialista Thayana Bruno e conversaram com os alunos da UFMT. “Achei a visita em si, uma oportunidade única para nós graduandos de jornalismo! Ter a roda de conversa com tantos profissionais qualificados e descobrir um pouco mais sobre o mundo do radiojornalismo, além de prestigiar os 90 anos da rádio A voz do brasil, foi gratificante. Tenho plena certeza de que escolhi a profissão certa! Quero agradecer o convite da Assembleia e a Coordenadora do curso de Jornalismo Nealla Machado, por nós proporcionar essa experiência”, destaca a estudante Emanuelle Cândido.
A gravação do Jornal da Câmara dos Deputados, que ocupa os últimos 20 minutos do programa “A Voz do Brasil”, percorre todas as regiões do Brasil para apresentar o noticiário mais antigo do rádio brasileiro em conjunto com emissoras que fazem parte desta rede. O programa foi ao ar pela primeira vez no dia 22 de julho de 1935, com o nome “A Hora do Brasil”. Esse é o noticiário oficial, que vai ao ar de segunda a sexta, nas rádios de todo o Brasil como programa radiofônico mais antigo da América do Sul.
Acompanhe a rede social da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) da UFMT no Instagram.