Em 2025, o Hospital Veterinário do Câmpus Universitário de Sinop (HOVET-CUS) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) integra, pela primeira vez, o Exame Nacional de Residência (ENARE). As inscrições para a prova estão abertas até o dia 18 de julho na página do exame. Ao todo são 12 vagas para o Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária da UFMT com bolsa de R$ 4106,09 com pagamento mensal.
A prova acontece em 19 de outubro em diferentes pólos do Brasil, entre eles a cidade de Cuiabá. As 12 vagas são nas áreas de Clínica Médica de Animais de Companhia (2 vagas); Clínica Cirúrgica e Obstetrícia de Pequenos Animais (2 vagas); Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes Animais (2 vagas); Anestesiologia Veterinária (2 vagas); Patologia Animal (1 vaga); Patologia Clínica Veterinária (1 vaga); Diagnóstico em Sanidade Animal (1 vaga) e Reprodução Animal e Obstetrícia (1 vaga).
“Com uma prova única para todo o Brasil, conseguimos estabelecer um padrão mais justo de seleção, diferente do que ocorria quando cada instituição aplicava uma prova diferente, com níveis distintos de dificuldade”, disse a professora e coordenadora do programa de residência do Hovet Sinop, Nadia Antoniassi. A docente explica que a adesão ao ENARE amplia o alcance do processo seletivo e permite a participação de candidatos de todo o país, democratizando o acesso à formação de pós-graduação na área.
A aplicação do ENARE é pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O Enare 2025 será constituído por única etapa obrigatória, de caráter eliminatório e classificatório — exame escrito (prova objetiva), que corresponderá a 100% da nota final. Neste ano, serão ofertadas 3.547 vagas de residência multiprofissional e 781 vagas para uniprofissional, além de 7.060 vagas de residências médicas (destas, 153 são para reserva militar).