Seminário Integrador do BCT fortalece vínculo com os polos e estimula formação científica desde os primeiros semestres
Nos dias 03 e 10 de maio de 2025, foi realizada mais uma edição do Seminário Integrador, uma proposta pedagógica inovadora do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT) da UFMT, que promoveu encontros presenciais nos 12 polos de Educação a Distância em funcionamento no estado de Mato Grosso.
A iniciativa tem como objetivo articular ensino, pesquisa e extensão desde os primeiros semestres da graduação, com uma abordagem interdisciplinar e orientada para a resolução de problemas reais. Realizado a cada semestre, o Seminário estimula os(as) estudantes a desenvolverem projetos criativos, científicos e tecnológicos, aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso em atividades investigativas, ações extensionistas ou construção de protótipos.
Programação
📍 Polo Cuiabá
🗓 03 de maio
🕑 14h às 16h30
📌 UFMT – Bloco II da Faculdade de Ciência e Tecnologia (prédio provisório)
📍 Demais polos
🗓 10 de maio
🕑 14h às 16h30
📌 Nas sedes dos respectivos polos
Os projetos foram apresentados presencialmente pelos(as) estudantes a docentes e colegas, promovendo um ambiente colaborativo de troca de ideias, avaliações construtivas e valorização da produção acadêmica. Em muitos polos, a comunidade externa também esteve presente, ampliando o impacto da ação para além do espaço universitário.
Além de fortalecer o vínculo entre estudantes, professores e os polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), o Seminário Integrador contribui diretamente para o desenvolvimento da autonomia, pensamento crítico e capacidade de trabalho em equipe. Reforça ainda o compromisso social e científico do curso, evidenciando seu papel de vanguarda na formação de profissionais versáteis, criativos e comprometidos com o desenvolvimento sustentável.
A proposta tem se consolidado como uma das principais inovações curriculares da UFMT, destacando o BCT como um curso de referência nacional no campo da ciência e tecnologia.