Alunos da UFMT foram premiados no 1º Prêmio Rodivaldo Ribeiro de Literatura, lançado pela Revista Ruído Manifesto, este ano, que contemplou a disseminação da Literatura mato-grossense nas categorias: Conto e Poesia.
Karolaynne Nunes da Silva Santos, do primeiro ano do curso de Letras Língua Portuguesa e Literaturas, foi classificada em 1° lugar na categoria Conto; Lupita Amorim, do curso de Ciências Sociais, também foi classificada em 1º lugar na categoria Poesia; Matheus Guilherme Antunes Soares dos Santos, do segundo ano do curso de Letras Português e Francês, foi classificado em 3° lugar na categoria Poesia e Pedro Henrique Pinheiro Soares, da graduação em Engenharia Civíl do Câmpus do Araguaia, classificado em 7º lugar na categoria Conto.
A aluna Karolaynne venceu o prêmio com o conto "O Fantasma". No texto ela retrata um romance com traços dramáticos, inspirado na moral de um amor pleno e autossuficiente, amor este que basta-se a si mesmo, como explica a autora. Por ser inédito, ela não dá mais detalhes da obra, quem se interessar basta ir ao livro na Revista Ruído Manifesto.
A premiada acrescenta que antes de entrar para a Universidade, já tinha certo domínio da escrita literária por meio da poesia e demais textos que havia criado ao longo da vida, porém ela considera que foi por meio do curso de Letras que teve a oportunidade de escrever seu primeiro conto, conto este que venceu o prêmio, o que a deixou surpresa.
”O curso de Letras Língua Portuguesa e Literaturas me possibilitou adentrar de forma mais profunda no meio literário, não somente pela escrita, mas também pelo conhecimento acerca da literatura”, encerra.
Já Lupita Amorim, que também é coordenadora do Coletivo Negro da UFMT, fala sobre a importância do prêmio e de sua experiência. "Enquanto traveti, preta, poetisa e estudante de uma universidade federal, ter sido selecionada em primeiro lugar numa premiação que objetiva ecoar as vozes daqueles e daquelas que historicamente silenciadas em espaços como o da literatura, por exemplo. Me sinto muito feliz em poder não só representar a minha comunidade, mas também por ser ouvida", concluiu.
Ao todo, foram selecionados dez autores em cada categoria. A Revista vai publicar os trabalhos, como forma de contribuir com a divulgação de escritores do estado.