PORGerência de Imprensa
ascom@ufmt.br

DATA26 de Julho de 2021

Descontração, memórias e esperança marcam primeiro dia

Confira outras atividades a serem realizadas na semana

A programação alusiva aos 37 anos do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT/Ebserh/MEC) começou com memórias e esperança renovada, na live de abertura, com a presença da comunidade hospitalar e das administrações superiores da Instituição e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
O reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, ressaltou que o HUJM confere orgulho para a Universidade em sua atuação, proporcionando formação integrada em diversas áreas da Saúde, alicerçada no tripé indissociável Ensino, Pesquisa e Extensão.

"Com atendimento de aproximadamente 100 mil pessoas ao ano, o HUJM se consolida como referência em diversas oportunidades, e com a premissa, desde sua criação, do atendimento em caráter universal, antes mesmo do surgimento do Sistema Único de Saúde [SUS] e sempre alinhado com as políticas públicas, aos anseios da sociedade e ao estado-da-arte da pesquisa. A pandemia é um desafio, ", observou.

Por sua vez, a superintendente, professora Maria de Fátima de Carvalho Ferreira, enfatizou uma das principais características-chave do Hospital: o acolhimento de forma humanizada, com o propósito de assegurar o bem-estar integral do paciente.

"Desde 31 de julho de 1984, começou-se uma trajetória em prol da saúde pública, de qualidade e gratuita, com as áreas da Saúde integradas e pioneirismo em diversas especialidades – como ser o primeiro hospital público a ventilar recém-nascidos em Mato Grosso. Essas memórias nos edificam para podermos seguir adiante nos desafios do presente", narrou a gestora.

"São 37 anos de luta, construída por pessoas que estão engajados com o bem-estar integral dos pacientes e por um Ensino, Pesquisa e Extensão de qualidade", comentou o coordenador do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HUJM, enfermeiro Lennon Rodrigues Silva.

A manhã de segunda-feira também foi marcada pela descontração ao som do cancioneiro popular, com diversos ritmos (sertanejo, forró, rasqueado, pagode e pisadinha), da apresentação realizada pelo Corpo Musical da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT) no espaço próximo à Central de Marcação de Consultas e Exames (Cemec).

"Em atividade desde 1892, o Corpo Musical tem buscado proporcionar momentos de congraçamento à sociedade e se sente honrado em participar das celebrações do HUJM. Agora, neste cenário de 'novo normal', temos realizado performances com núcleos temáticos por gênero, e focado mais as apresentações em centros de Saúde e entre os idosos", prosseguiu o sargento e cantor, Marcelo Neves Fernandes.

Outras iniciativas

Balões decorativos em áreas estratégicas do Hospital, sob a supervisão e orientação do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).

Programação

Terça-feira (27), 18h  -  Culto em Ação de Graças aos 37 anos do HUJM – Pracinha/Espaço de Convivência (ao lado da Sala de Vidro)

Quarta-feira (28), 17h  - Plantio de árvores em memória aos colaboradores falecidos na pandemia de Covid-19 – Estacionamento do HUJM

Sábado (31), período matutino  - Café da manhã para pacientes e acompanhantes.

* Com informações da assessoria de comunicação do HUJM

TAGS:

Fique sempre informado com as principais notícias da UFMT.

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-8000

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT

(66) 3402-0701

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Contribua com o desenvolvimento do novo portal. Sua opinião é muito importante!