A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participou do resgate de uma onça-pintada nesta segunda-feira (17). O animal tem queimaduras graves, em decorrência do incêndio na região do pantanal, e foi trazido de helicóptero até o Câmpus de Cuiabá, para ser atendido no Hospital Veterinário (Hovet). A onça foi encontrada após se abrigar na casa de uma família na região de Poconé.
De acordo com as médicas veterinárias da UFMT, professora Sandra Ramiro e técnica-administrativa Thais Morgado, a onça apresenta queimaduras de terceiro grau nas patas e há suspeita de que tenha inalado fumaça do incêndio, o que poderia causar queimadura do trato respiratório. Seu estado de saúde é considerado delicado.
A equipe da UFMT estava na região participando de uma força-tarefa que irá montar um ambulatório avançado para o atendimento emergencial de animais silvestres, que estão perdendo seus habitats naturais por causa do fogo na região.
O resgate foi acompanhado também pelo Comitê do Fogo e Corpo de Bombeiros Militar e utilizou uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).
Confira as imagens da chegada do animal no Câmpus de Cuiabá.