O Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP) realiza, no dia 25 de setembro, mais uma edição do Ciclo de Palestras Wolfgang J. Junk 2025, com o tema “Os caminhos para restaurar: o papel do monitoramento para restauração do Pantanal”. O evento será realizado às 16h, no Auditório do INPP, com transmissão online pela plataforma Even3. As inscrições são gratuitas, e os participantes receberão certificado de participação.
A palestra será ministrada pela professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Jaçanan Milani, que atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais (PPGCFA/UFMT), atua como vice-líder dos grupos de pesquisa Silvicultura Tropical e Dendrologia e Fitossociologia Florestal e como editora-chefe da revista Advances in Forestry Science. Possui experiência em Fenologia, Ecologia Florestal, Conservação dos Recursos Naturais, Silvicultura, Arborização Urbana, Monitoramento Ambiental, Avaliação de Impactos Ambientais, e Restauração de Áreas Degradadas.
Durante o evento, será abordada a importância do monitoramento como ferramenta essencial para o sucesso da restauração ecológica. A palestra destaca como o monitoramento contribui para a correção de falhas, promoção de intervenções adequadas, transferência de conhecimento, e o fortalecimento das ações de restauração, fundamentais para a recuperação do Pantanal frente aos desafios ambientais atuais.
Sobre o Ciclo de Palestras
O Ciclo de Palestras Wolfgang J. Junk - 2025, é uma iniciativa do INPP que busca promover o debate científico interdisciplinar, reunindo especialistas de diferentes áreas para compartilhar os avanços de suas pesquisas. As temáticas abordadas priorizam a conservação de ecossistemas, especialmente o Pantanal e outras áreas úmidas, o desenvolvimento sustentável, e a ciência aplicada às políticas públicas ambientais.