O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) divulgou o edital de abertura de inscrições para o preenchimento de 11 vagas de doutorado. Serão contempladas vagas nas linhas de pesquisa Etnicidades, Territorialidades e Cosmologias; Sociabilidades, Identidades e Subjetividades. As inscrições estão abertas entre os dias 11 a 25 de maio por meio de processo protocolado via Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
Ao todo 4 vagas serão preenchidas por meio de ações afirmativas voltadas para candidaturas negras autodeclaradas (pretas e pardas), quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas trans. O protocolo das solicitações de inscrição será realizado pelo acesso de usuário externo no SEI da UFMT, que enviará e-mail com orientações para ativação do cadastro ao usuário a ser librada em até 48 horas. É possível também enviar cópia do e-mail com as informações solicitadas para ativação do cadastro para a Secretaria do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (sec-ppgas.ichs@ufmt.br).
Os documentos necessários para a inscrição são Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada, fotografia 3x4 recente; comprovante de pagamento da taxa de inscrição. É preciso apresentar ainda cópia do documento de identidade, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de quitação com o Serviço Militar, diploma de graduação e histórico escolar. O Currículo Lattes a ser apresentado deve estar documentado e atualizado. Os candidatos com vínculo empregatício ou com qualquer atividade remunerada deverão apresentar carta de anuência da chefia imediata.
Os candidatos devem apresentar memorial com o interesse em cursar o Doutorado em Antropologia Social em uma apresentação crítica e reflexiva das trajetórias acadêmica e profissional do/a candidato/a, explicitando as razões para a escolha do Doutorado em Antropologia Social e respectiva Linha de Pesquisa. Além disso é preciso entregar projeto de pesquisa adequado à linha de pesquisa do pretenso orientador que pode ser alterado com a aprovação.
A taxa de inscrição é no valor de R$ 262,80 e o processo seletivo é composto de três etapas: Análise do Pré-Projeto de Pesquisa, Arguição dos candidatos classificados na Análise do Pré-Projeto de Pesquisa e Pontuação do Currículo Lattes. O resultado da primeira etapa será publicado até o dia 10 de junho e o resultado da arguição será divulgado em 23 de junho, ambos no site do PPGAS. O resultado final será publicado em 30 de junho.