O esporte vai além do rendimento e da competição. Ele pode ser entendido como um fenômeno social e cultural capaz de formar cidadãos, estimular valores de convivência e abrir caminhos para o futuro de jovens atletas. Essa é a perspectiva apresentada pelo acadêmico de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Pablo Vitor Morais Melo, no artigo “Projeto Olimpus: uma política pública esportiva para o desenvolvimento de jovens em Mato Grosso”.
A pesquisa analisa o Projeto Olimpus, iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso, regulamentada pela Lei nº 11.679/2022 e pelo Decreto nº 1325/2022, que atua como uma política pública de incentivo ao esporte. O programa concede bolsas a atletas de diferentes modalidades, permitindo que possam se dedicar aos treinos e estudos sem precisar buscar outras fontes de renda.
O estudo, de caráter quanti-qualitativo e descritivo, ouviu 90 atletas contemplados pelo programa em 2022, sendo 50 homens (55,6%) e 40 mulheres (44,4%), com idades entre 10 e 47 anos. Os participantes responderam a um questionário eletrônico sobre temas como habilidades sociais, emocionais, autoestima, rendimento acadêmico e esportivo.
Os resultados mostraram que o Projeto Olimpus tem impactos positivos significativos na vida dos jovens atletas. Entre os principais efeitos relatados estão: melhora nas habilidades sociais (50%), aumento da autoestima (42,2%), maior capacidade de tomar decisões (41,1%), aprimoramento das habilidades emocionais (32,2%) e melhoria da comunicação (26,7%). Além disso, 78,9% dos participantes afirmaram que a prática esportiva, apoiada pelo projeto, influencia de forma positiva o desempenho escolar e acadêmico. Para muitos, a bolsa significou a chance de continuar competindo em alto nível sem precisar recorrer a empregos paralelos.
O levantamento também destacou que o projeto estimula a disciplina, o comprometimento, a resiliência e a autoconfiança, fortalecendo não só o desempenho esportivo, mas também a formação pessoal e social dos jovens.
O Projeto Olimpus demonstra que o esporte, aliado a políticas públicas, pode transformar trajetórias, fortalecendo a formação acadêmica, social e esportiva dos jovens em Mato Grosso.
Material produzido por Bruna Venuti, extensionista da Secomm-UFMT, com supervisão da Gerência de Imprensa.