O Auditório da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) sediou, nesta terça-feira (16), o evento intitulado ‘Sistemas de Gestão Empresarial e Inovação em Organizações Públicas: O caso do TCE-MT’. O seminário técnico foi dividido em duas partes, uma pela manhã e outra à noite, e abordou os desafios da gestão para as instituições públicas na atualidade.
O evento, aberto ao público, foi uma promoção conjunta da UFMT, do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), do Ministério Público de Contas do Estado e da Fundação Uniselva. A iniciativa integra as atividades do Convênio de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) nº 01/2023 e teve como objetivo promover o intercâmbio de conhecimento e práticas de gestão, aproximando a realidade do TCE-MT dos estudantes, servidores e da comunidade acadêmica. A organização visava, ainda, fortalecer as discussões sobre o acompanhamento das contas do Estado e dos municípios de Mato Grosso.
Os temas abordados no seminário incluíram ferramentas de planejamento estratégico, certificações de qualidade e de eficiência energética, além de programas de apoio à gestão pública municipal. O TCE-MT, reconhecido pela sua inovação e modernização administrativa, compartilhou experiências sobre a implementação de sistemas de gestão alinhados às melhores práticas nacionais e internacionais. Cada apresentação teve duração entre 20 e 40 minutos, seguidas de painéis interativos de perguntas e respostas.