O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares da Silva, visitou, entre segunda (21) e terça-feira (22), a sede da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza. Na pauta dos encontros, a busca de parcerias entre as instituições nas áreas de TI, capacitação de pessoal, internacionalização e intercâmbio entre grupos de pesquisa e programas de pós-graduação com interesses mútuos. Durante a visita, o reitor também conheceu o projeto da central analítica multidisciplinar e o condomínio de inovação e empreendedorismo.
A parceria na área de TI busca o o compartilhamento de experiências e expertises e, em um futuro próximo, o desenvolvimento de sistemas em conjunto. Segundo o reitor, as universidades não podem continuar a desenvolver os mesmos sistemas apenas para si, pois os recursos são públicos e devem ser compartilhados.
Já na área de capacitação de pessoal, o reitor afirmou que será proposto um mestrado profissional na área administrativa para os servidores da UFMT. "O escopo desse projeto será dialogado com a Secretaria de Gestão de Pessoas de forma que o mestrado atenda, concomitantemente, os interesses da instituição e a necessidade de qualificação dos servidores técnico administrativos", explicou.
Na área de internacionalização, o professor Evandro Soares da Silva teve reunião com a Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (Prointer) e abordou os entraves da celeridade da execução de projetos da universidade com a sociedade. Este encontrou também contou com a participação dos superintendentes das três fundações de apoio da UFC. "A UFC e a UFMT selecionaram cinco processos cada uma com maior dificuldade de celeridade e êxito em prazos razoáveis para buscar soluções e atuar conjuntamente", finalizou o reitor.
A agenda foi finalizada com uma visita ao Hospital Universitário da UFC, localizado no Campus do Porangabussu. Na oportunidade, o reitor da UFMT conheceu o centro de patologia da unidade e a gestão local realizada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).