Estão abertas as inscrições para o Edital CNPq/FNDCT/SGPR/MDS nº 17/2025, chamada interna promovida pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV) e da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPesq). Podem apresentar propostas servidores com vínculo estatutário ou celetista com a UFMT, com titulação mínima de mestre. Além disso é preciso ter currículo atualizado na Plataforma Lattes e para aposentados, é preciso apresentar declaração de manutenção de atividades acadêmico-científicas.
O prazo para envio da documentação à PROCEV via SEI é 15 de outubro de 2025, enquanto a submissão final na Plataforma Carlos Chagas deve ser feita até 17 de outubro de 2025. Na região de Cuiabá e da Baixada Cuiabana, o edital contempla duas linhas de interesse. A primeira trata da participação social nos estados e territórios, envolvendo diagnóstico de políticas públicas prioritárias, fortalecimento de fóruns e colegiados, formação de lideranças comunitárias e produção de conhecimento científico e tecnológico.
Já a segunda linha, vinculada ao Programa Aprimora Rede+, busca a articulação com a rede socioassistencial (SUAS, CRAS e CREAS), a formação e o assessoramento de organizações da sociedade civil, a implementação de estratégias de transparência e controle social de programas como o Bolsa Família e o Cadastro Único, além da curricularização da extensão e da geração de publicações científicas. O Apoio oferecido pela PROCEV/CODEX consiste em rodas de orientação sobre o edital e metodologias de elaboração de projetos; apoio à articulação com conselhos, fóruns e rede socioassistencial da Baixada Cuiabana e análise técnica da documentação antes da emissão da carta de anuência.