Visando melhorar o serviço de atendimento a demandas tecnológicas, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da UFMT implementou a Central de Serviços de TI. O sistema é disponível a toda comunidade acadêmica, possibilitando um canal único e específico para realizar solicitações relacionadas à área.
Os acadêmicos poderão solicitar serviços, informar incidentes e abrir processos por meio da Central, além de acompanhar o andamento da solicitação pelo mesmo canal de comunicação. “As pessoas podem demandar a instalação de um software específico em equipamentos da Universidade ou sanar uma dúvida sobre a utilização de certo sistema, por exemplo. Antes acontecia que muitas solicitações de serviço vinham de diferentes maneiras e meios de contato, como e-mail, telefone ou processos, e por vezes nem todas as demandas eram atendidas adequadamente. Agora teremos apenas dois canais para entrada de serviço, um via processo no Sistema Eletrônico de Informação e outro via Central de Serviços”, explica o secretário de tecnologia da informação, Jean Caminha.
Para Jean, o serviço irá garantir a eficácia no atendimento de solicitações internas e melhorias no fluxo de trabalho, já que o sistema possibilita que o usuário detalhe o pedido de atendimento, com imagens e descrições. “A comunidade terá um canal de contato direto com a área de TI, e isso é interessante pois ela terá a certeza de que o chamado aberto no sistema será atendido por alguém da equipe. O acadêmico pode anexar fotos e textos explicando a solicitação, e isso facilita a eficácia no trabalho. Além disso, vamos ter o monitoramento de todas as solicitações que são feitas, assim podemos saber quais serviços são mais demandados e quais áreas precisam de mais atenção ou automação. A ideia é que o atendimento ao serviço de TI seja feito de forma processual e padronizada, gerando rapidez e mais qualidade”, ressalta.
O Gerente de Manutenção de Rede Lógica da UFMT, Wildson Gonçalves de Almeida, destaca que o sistema permite registrar e classificar os incidentes ou requisições levando em conta o impacto e urgência, possibilitando restabelecer os serviços com o mínimo de impacto aos usuários.
“A implantação do sistema foi motivada pela necessidade da otimização dos recursos humanos na STI, a unificação dos canais de registro de demandas para os diversos serviços ofertados e maior comodidade para o usuário, sendo possível informar um incidente ou requisitar um serviço a partir de um computador, tablet ou smartphone”, afirma.
O acesso ao Sistema de Central de Serviços está disponível no site da UFMT. Para acessar, os acadêmicos devem utilizar o número do RGA ou SIAPE e a senha.
A Central é baseada nas melhores práticas internacionais em gestão de serviços de TI. Outros processos ainda serão implementados seguindo a mesma linha, visando melhorias em sistemas e minimizar incidentes com novos processos e procedimentos.