Pesquisa
Universidade Federal de Mato Grosso
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) incentiva a produção de conhecimento através de pesquisas nas mais diversas áreas. Além disso, os discentes também podem participar de algumas pesquisas, construindo assim uma afinidade entre aluno e ciência.
Pesquisa na UFMT

Parte indissociável do ensino e da extensão, a pesquisa é, em linhas gerais, o processo de materialização do conhecimento científico desenvolvido a partir de uma metodologia própria, que contempla desde critérios específicos, aplicáveis em qualquer local e alcançando resultados idênticos, a observações, investigações e descrições de uma determinada região. A pesquisa contempla todas as áreas do conhecimento humano, resultando na produção de conhecimento, produtos e inovações científicas e tecnológicas.
No ensino superior, a pesquisa pode ser realizada já na graduação, a partir da iniciação científica, quando o estudante participa efetivamente de uma investigação proposta por docente e a apresenta em seminários e congressos. Nesta fase da aprendizagem, o estudante também tem a oportunidade de realizar, sob orientação de um professor, um trabalho científico que se materializa nos trabalhos de conclusão de curso, apresentado no final da graduação.
O trabalho de pesquisa continua a ser desenvolvido no âmbito da pós-graduação. Ali, o estudante formula um projeto condizente com uma linha de pesquisa específica de um programa de pós-graduação e, a partir do seu trabalho, apresenta a proposta, a metodologia utilizada e os resultados obtidos em uma dissertação – na modalidade do Mestrado – ou em uma tese – no Doutorado.
O trabalho de pesquisa no ensino superior pode ser articulado em dois pontos: tanto pelo pesquisador atuando em sua linha de conhecimento, quanto congregado a grupos, da mesma ou de outras instituições brasileiras e internacionais.
Na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a pesquisa transpassa todos os níveis educacionais e tem na pró-reitoria de Pesquisa (Propeq) a unidade para a articulação entre os grupos que realizam a produção de conhecimento em todas as áreas com as agências de fomento.