PROCEV
Cultura, Extensão e Vivência
Compreende as ações destinadas aos estudantes e comunidade externa congregando extensão universitária, vivência acadêmica e projetos nas áreas de arte, cultura, esporte e lazer.
Cineclube Coxiponés
Fundado em 21 de janeiro de 1977 pelo jornalista e fotógrafo Gabriel Papazian e pela professora Therezinha Arruda, o Coxiponés é um dos mais antigos cineclubes em atividade no Brasil.
O Cineclube Coxiponés da UFMT tem uma história de mais de 46 anos de difusão, reflexão e estímulo à produção audiovisual. Realiza ações semanais de exibição e debate de filmes, formando plateias para o cinema autoral e independente. Além do acesso ao acervo de filmes e ao Museu do Cineclube, oferece oficinas e promove a difusão e o intercâmbio de ações cineclubistas em Mato Grosso. Desde 2002 promove a MAUAL – Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina, importante janela para a produção audiovisual de curta duração em Mato Grosso. Ao longo de sua trajetória, a MAUAL também vem se consolidando como a principal vitrine para a produção audiovisual universitária e independente de curta duração de Mato Grosso e do Brasil, alcançado projeção cada vez maior na América Latina. Desde 2018, o Cineclube Coxiponés da UFMT integra a Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT), que reúne agentes e iniciativas dedicadas à atividades de ativismo, difusão, debate, ensino, pesquisa, crítica, acervo e realização audiovisual.
Números e Curiosidades do Coxiponés
O Museu do Cineclube apresenta mais de 200 peças raras que contam a história do cinema e audiovisual em MT. São diversas câmeras, projetores e películas de cinema, além de aparelhos fotográficos e fonográficos. A peça mais antiga do Museu do Cineclube data de 1926!
Gabriel Papazian foi responsável pela sugestão do nome do cineclube, em homenagem aos Coxiponés, um dos subgrupos da etnia Bororo. Povo de luta e resistência, os coxiponés habitavam a região onde hoje é o bairro de São Gonçalo, em Cuiabá.
O Cineclube Coxiponés já realizou mais de 150 cursos e oficinas ao longo dos seus 46 anos de existência.
A Maual já exibiu cerca de 1.260 curtas ao longo de suas 22 edições, somando 263 horas de exibição e alcançando 15.300 atendimentos de público.
11 países latino-americanos já participaram da Maual (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela)
Para conhecer mais sobre a história do Cineclube Coxiponés:
Podcast "Além da Memória" (Letícia Markmann, 2022):
Documentário "Coxiponés: 40 anos de Cineclubismo" (Luzo Reis, 2017, 21’):
A partir de 2022, o Cineclube lançou seu projeto editorial, que conta com uma primeira publicação, o livro "Cinema e Audiovisual em Mato Grosso", que pode ser acesso em formato ebook nesse link.
EQUIPE
Letícia Capanema
supervisora
Epaminondas de Carvalho
técnico administrativo
Luzo Reis
produtor cultural
Thelma Saddi
produtora cultural
Afonso Damásio Rossi
estudante bolsista
Leandra Martins
estudante bolsista
LOCALIZAÇÃO
Cineclube Coxiponés está localizado no Centro Cultural da UFMT. O acesso ao prédio pode ser feito pelo bosque, pelas vias próximas à Adufmat ou pela entrada do MACP, ao lado da Caixa Econômica Federal, bairro Boa Esperança.
CONTATO
Site Cineclube: https://ufmt.br/unidade/cineclubehttps://ufmt.br/unidade/cineclube
Site Maual: https://www.mostrauniversitariaufmt.com
Linktr.ee: https://linktr.ee/cinecoxipones
Email: cinecoxipones@gmail.com
Telefone: 3615 8349
REDES SOCIAIS
www.instagram.com/cinecoxipones