PROCEV
Cultura, Extensão e Vivência
Compreende as ações destinadas aos estudantes e comunidade externa congregando extensão universitária, vivência acadêmica e projetos nas áreas de arte, cultura, esporte e lazer.
Museu de Arte e de Cultura Popular
Fundado em 04 de janeiro de 1974
O Museu de Arte e de Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso (MACP/UFMT) tem como missão a preservação, pesquisa e comunicação das artes plásticas mato-grossenses, bem como as manifestações da cultura popular e a projeção destas na região Centro Oeste e no Brasil.
O MACP é um espaço de conhecimento, fruição e lazer da UFMT que oferece à estudantes, servidores e à comunidade externa, atividades nas áreas de arte e cultura, resguardando seu compromisso com a pesquisa, o ensino e a extensão universitária.
O Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) foi criado em Cuiabá (MT), em janeiro de 1974, como parte da estrutura da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), surgida pouco mais de três anos antes, em dezembro de 1970. Fruto do projeto Centro de Informações de Artes Plásticas (CIAP), apresentado em 1973 por um grupo de trabalho da Assessoria Técnica de Planejamento e Desenvolvimento da UFMT, o MACP teve como campo de atuação o patrimônio artístico e a cultura popular do Mato Grosso.
O objetivo geral do Projeto CIAP, como relata Gabriel Novis Neves, era a produção de conhecimento sobre Artes Plásticas, a partir da criação de um espaço para o estudo amplo e profundo sobre o tema. Este espaço também deveria ser de tal modo estimulante, que propiciasse o surgimento de novas propostas e artistas.
Aline Figueiredo, fundadora do museu ao lado do artista Humberto Espíndola, trabalha esta ideia, de um ambiente autossustentável em pesquisa, criatividade e conhecimento, através do conceito de museu-ação. Para a crítica, o museu-ação configura-se como “organismo vivo, em constante interação com a comunidade, viabilizando o potencial criativo da região”. Ou seja, o fomento à pesquisa sobre artes plásticas refletiria na sociedade, que passaria, então, a desejar tal conhecimento, participando de cursos de história da arte, visitando exposições e adquirindo obras de artistas. Este cenário tornaria as artes plásticas uma atividade econômica viável para aqueles que já se dedicavam a área e abriria possibilidades para a inserção de novos profissionais.
A concretização dessa política foi o Ateliê Livre, que além de ser um laboratório para o estudo, teórico e prático de artes, cumpriu um significativo papel social, à medida que possibilitou ao “homem do povo”, como destaca Aline Figueiredo, acessar à Universidade.
OBRA DA FACHADA - PERCURSO
O ImaginArte foi um projeto da PROCEV que teve como objetivo levar arte para todo o campus, dando mais vida à suas paredes.
Veja abaixo o vídeo e saiba mais.
EQUIPE
Carlos Eduardo Amaral de Paiva
Supervisor do Museu de Arte e de Cultura Popular
Ana Lia Rodrigues
Pedagoga
Sílvia Cristina de O. Aragão
Museóloga
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
8h às 12h e 14h às 17h 30, de segunda a sexta.
CONTATO
(65) 3615-8355 e (65) 3615-8367
E-mail: macp.procev@ufmt.br
Instagram: @macp.museu
LOCALIZAÇÃO
Av. Edgar Vieira, s/nº. Boa Esperança. Cuiabá/MT. Cep: 78068-600.
Centro Cultural da UFMT.
