No dia 18 de Junho de 2025, às 8:30hs, a Secretaria de Direitos Humanos - SEDH/UFMT se reuniu com os coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação da UFMT para apresentar-se enquanto nova Secretaria. O evento ocorreu no auditório da Secretaria de Tecnologia Educacional - SETEC, no formato híbrido, presencial para os Campi de Cuiabá e Várzea Grande e transmitido via plataforma Google Meet para as unidades da UFMT do Araguaia e Sinop.
Recém criada através da RESOLUÇÃO CD-FUFMT N° 102, DE 07 DE FEVEREIRO DE 2025 e inserida na nova estrutura administrativa da universidade, sua implantação vem de encontro às crescentes necessidades da comunidade acadêmica, quando falamos em proteção e cuidado ao meio ambiente, saúde mental, acessibilidade, inclusão, luta contra o assédio e garantia dos Direitos Humanos na UFMT. Com a presença da Magnífica Reitora, Profa Marluce Souza e Silva, que em sua fala de abertura pontuou sobre as dificuldades rotineiras dos coordenadores quando se deparam com, além das inúmeras atividades e responsabilidades inerentes ao cargo, estudantes com transtornos de aprendizagem, necessidades de acessibilidade, problemas de saúde mental, ou que passam por situações de assédio ou discriminação de qualquer natureza dentro do ambiente acadêmico. A proposta da SEDH é oferecer apoio e suporte adequado à essas situações, não apenas para discentes, mas para qualquer membro da comunidade acadêmica e trabalhadores terceirizados, acolhendo, combatendo, promovendo campanhas, parcerias intra e interinstitucionais, eventos e melhoria das condições de acessibilidade.
A Secretária, Profa Onice Teresinha Dall' Oglio, apresentou a estrutura da nova Secretaria. Em seguida, os gestores das coordenações abordaram as ações que vêm sendo desenvolvidas e demais assuntos específicos das respectivas pastas. São elas: Coordenação de Direitos Humanos e Diversidade - CDHD , comandada por Francisco Augusto Albuês, Coordenação de Meio Ambiente - CMA, liderada por Loanda Maria Gomes Cheim e Coordenação de Acessibilidade, Inclusão e Saúde Mental - CASME, coordenada por Vanessa Clementino Furtado.
Ao final, foi aberto um momento para discussões, dúvidas e sugestões dos participantes, o que foi muito enriquecedor para toda a equipe da SEDH e convidados.