Estudo da UFMT sobre o efeito do treinamento aquático aeróbio na aptidão física, qualidade de vida e resposta hemodinâmica em pacientes recuperados da covid-19 busca voluntários para testes físicos e programa de exercícios de hidroginástica. O objetivo é elaborar um programa seguro de reabilitação para pacientes que tiveram a doença.
A chamada para voluntários está aberta durante o mês de agosto. Não será cobrada nenhuma taxa para participar. Os interessados devem entrar em contato e apresentar um diagnóstico que tenham realizado quando tiveram covid-19, como testes RT-PCR, IGG/IGM e outros e também um atestado ou declaração de médico permitindo a prática de exercícios físicos.
O grupo terá três meses de acompanhamento com treinamento três vezes na semana, sempre no parque aquático da UFMT. O treinamento consistirá em cerca de 40 a 50 minutos de exercícios. Conforme o passar das semanas, os exercícios terão a intensidade e o tempo aumentados, sempre com acompanhamento e avaliação do grupo.
A pesquisa busca candidatos que tiveram casos leves a moderados. Eventuais sequelas da doença não são impeditivas, desde que não haja grande comprometimento da mobilidade e outras questões que serão avaliadas durante as triagens.
Para se inscrever o contato com os pesquisadores é pelos telefones (65) 99906-1585 e (65) 99988-5684. Dúvidas podem ser encaminhadas para os e-mails renatagurginski@hotmail.com ou akprado@gmail.com