Institucional

Secomm lança plano de retorno das atividades presenciais


Documento orientará unidade a garantir segurança de seus servidores

A Secretaria de Comunicação e Multimeios (Secomm) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publica, nesta segunda-feira (05), a primeira versão de seu "Plano de retorno às atividades presenciais". O documento foi elaborado pelos servidores da unidade que, a partir de portaria, integram a Comissão Interna de Biossegurança (CIB). A publicação é recomendação do Comitê de Prevenção à Covid-19 da UFMT, estipulada nas “Diretrizes para retomada de atividades na UFMT após suspensão de atividades no contexto da pandemia”.

Segundo a secretária de Comunicação e Multimeios, jornalista Maria Selma Alves, o documento foi feito com base na realidade da unidade e não sinaliza o retorno imediato da unidade às atividades presenciais. "Por ser um setor vulnerável à intercorrências envolvendo a imagem da UFMT, a Secomm está se articulando para trabalhar na perspectiva de ter um planejamento consistente e factível com sua realidade e esse documento é prova disso. Conforme tivermos todos os servidores vacinados com as duas doses e de acordo com a fase de retomada de atividades apresentada pelo Comitê da UFMT, teremos o retorno", explica.

Para a elaboração do documento, cada um dos integrantes da Comissão Interna de Biossegurança ficou responsável pelo levamento de três aspectos da unidade: o pessoal, no qual foram mapeados servidores técnicos administrativos, colaboradores terceirizados e estagiários, indicando quais são grupo de risco por idade e/ou comorbidade, bem como se já foram vacinados; o espaço físico, mostrando a realidade de cada uma das salas ocupadas pela unidade no Câmpus de Cuiabá; e as adequações necessárias para garantir a segurança sanitária dos servidores. "O sigilo sobre a saúde dos servidores foi mantido e, após todo esse mapeamento, já acionamos os outros setores para atender a necessidade apontada pela nossa comissão", completa a secretária.

Maria Selma Alves aponta que a disponibilização do documento, além de prezar pela publicidade dos atos da Secomm, também poderá servir de guia para as demais unidades administrativas e acadêmicas. "Há uma memória viva deste trabalho que pode ser consultada. Tanto a formação do Comissão, como preconiza as Diretrizes do Comitê de Prevenção à Covid-19, como o documento, são de livre acesso. Essa é uma contribuição da Secomm para a comunidade da UFMT e um retrato do momento atual. Caso ocorra alteração nas diretrizes estabelecidas pelo Comitê Covid da UFMT, faremos as alterações pertinentes", pontua.

"Infelizmente sofremos a perda de um servidor vitimado pela covid-19, tivemos alguns doentes que se recuperaram e temos parentes e amigos que perderam familiares. Nosso papel é garantir que cada servidor da Secomm volte para sua casa, após o final do expediente, com a certeza de que a segurança sanitária foi observada", finaliza a gestora.

Acesse a publicação da Secomm.

PORMichel Lacombe
Jornalista

DATAJul 5, 2021, 6:00:00 PM

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