PT
Ciências

Mapeamento dos Temas de Iniciação Científica na UFMT 25/26


Arte: Marcio Andrade
"Saúde" e "sustentabilidade" são temas destaque nas propostas submetidas

A Pró-reitoria de Pesquisa da UFMT analisou os dados dos inscritos nas chamadas de Iniciação Científica e Tecnológica - ciclo 2025-2026, mapeando os principais temas das propostas submetidas às modalidades PIBIC, PIBIC-AF e PIBIT. Por meio de processamento automatizado das palavras-chave das 1.377 inscrições, incluindo limpeza e contagem de frequências (ver nota metodológica), foi possível gerar nuvens de palavras que ilustram os assuntos de pesquisa mais frequentes em cada modalidade. A seguir apresentamos as nuvens por modalidade e no final uma nuvem que reúne todos os dados.


Assuntos em destaque: PIBIC



A partir da análise das 1.070 inscrições de planos de trabalhos na modalidade do PIBIC (ciclo 2025-2026) na UFMT foi possível perceber a riqueza de assuntos de interesse dos pesquisadores e pesquisadoras. A partir das palavras-chave, foi possível destacar as mais frequentes - aquelas maiores na nuvem de palavras. Neste caso foram: "saúde", "solo", "sustentabilidade", "análise", "qualidade", "desenvolvimento" e "doença". As palavras "saúde" e “doença” indicam que uma parcela significativa dos projetos está voltada para estudos relacionados à saúde pública, bem-estar ou fatores que impactam a saúde humana, animal ou ambiental, refletindo interesse da maioria das pesquisas. 


Por outro lado, "solo" e "sustentabilidade" evidenciam a importância das questões ambientais, especialmente relacionadas ao uso sustentável dos recursos naturais e à conservação do ecossistema regional. Há uma sugestão que muitos pesquisadores têm dedicado aos assuntos da agricultura, conservação ambiental e práticas sustentáveis de uso da terra. Os assuntos "análise" e "qualidade", indicam em parte um aspecto ou abordagem metodológica, já que grande parte das pesquisas busca avaliar objetos empíricos.


Assuntos em destaque: PIBIC-AF


A nuvem acima destaca as palavras-chave mais frequentes nos 94 planos de trabalhos propostos para a modalidade PIBIC-AF (Ações Afirmativas). Entre os assuntos mais destacados estão "saúde", "ambiental”, “direito”, “prática" e "cultura", indicando um forte interesse dos pesquisadores e pesquisadoras desta modalidade em questões relacionadas à saúde, à preservação do meio ambiente e aos aspectos sociais, como direitos e cultura.


A presença de palavras como "cultura", "educação", "língua" e "escola" aponta para um interesse significativo em temas de educação, formação e cultura, reforçando a importância de fortalecer essas áreas no contexto regional mato-grossense. Além disso, palavras como "biodiversidade", "conservação", "florestal" e "responsabilidade civil" evidenciam uma preocupação com a sustentabilidade, a proteção dos recursos naturais e a responsabilidade social.


Assuntos em destaque: PIBIT


A nuvem acima destaca os assuntos mais frequentes nas propostas submetidas à Chamada do PIBIT (Iniciação Tecnológica). Percebe-se que há uma proximidade na frequência entre os assuntos. Mas apesar disso, destacam-se: "saúde", "sustentabilidade", "tecnologia", "digital", "inovação" e "alimento", refletindo uma forte ênfase em áreas que envolvem avanços tecnológicos aplicados à saúde, ao meio ambiente e à inovação. 


A presença de "saúde" em grande destaque indica uma preocupação relevante com o bem-estar e as aplicações tecnológicas no setor de saúde. Termos como "sustentabilidade" e "controle" reforçam o foco em soluções que promovam a gestão ambiental responsável, especialmente no contexto agrícola ou ecológico. "Tecnologia", "digital" e "inovação" evidenciam um alinhamento às expectativas das pesquisas nesta modalidade, que é ter propostas de pesquisa com o objetivo de propor inovações tecnológicas a problemas reais. Essa combinação de palavras demonstra um perfil de pesquisa bastante voltado ao desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, sustentáveis e aplicadas ao setor de saúde e ao gerenciamento ambiental.


Assuntos em destaque: PIBIC, PIBIC-AF e PIBIT




A nuvem de palavras acima, refere-se aos assuntos mais frequentes reunindo todos os 1.377 planos de trabalhos submetidos às Chamadas de Iniciação Científica e Tecnológica da UFMT, nomeadamente PIBIC, PIBIC-AF e PIBTI. A partir dela, nota-se que as palavras que aparecem com maior destaque são: "saúde", "sustentabilidade", "tecnologia", "digital", "desenvolvimento" e "controle", indicando que os projetos estão majoritariamente voltados a soluções inovadoras e tecnológicas relacionadas à saúde, ao meio ambiente e ao uso de plataformas digitais. 


A forte presença de "saúde" sugere uma ênfase em aplicações tecnológicas voltadas ao bem-estar, saúde pública ou saúde animal. Palavras como "sustentabilidade" e "biodiversidade" refletem a preocupação com a conservação ambiental e a gestão responsável dos recursos naturais, principalmente em regiões como o Pantanal e a Amazônia, que aparecem como referências regionais voltadas ao desenvolvimento sustentável.


Termos como "tecnologia", "digital" revelam uma forte tendência para a automação, sistemas inteligentes e inteligência artificial, demonstrando o caráter inovador e tecnológico dos projetos.


A frequência de termos relacionados a "grupo", "comunitário", "incluindo" e "senso" também evidencia uma preocupação com o impacto social, a inclusão e o caráter colaborativo das pesquisas. A nuvem sugere interesses em assuntos variados, mas muito voltados ao desenvolvimento de soluções tecnológicas, sustentáveis e inovadoras, com forte enfoque na saúde e na preservação ambiental, alinhada às demandas ambientais regionais atuais.


Nota Metodológica sobre a geração da Nuvem de Palavras


A geração da nuvem de palavras foi realizada a partir das palavras-chave dos projetos de pesquisa submetidos às modalidades de Iniciação Científica e Tecnológica na UFMT: PIBIC, PIBIC-AF e PIBITI. Os dados foram coletados e organizados de forma a consolidar todas as palavras-chave relevantes. Em seguida, foi utilizado um script em Python que processou essas palavras, realizando etapas de limpeza, como remoção de palavras repetidas, stopwords e possíveis variações. Após esse processamento, as palavras foram contabilizadas quanto à frequência de ocorrência.

A partir das contagens, os dados foram utilizados para criar a nuvem de palavras por meio de uma ferramenta de visualização, onde o tamanho de cada palavra na imagem reflete sua frequência dentro do conjunto de dados. A visualização foi gerada de modo que os termos mais frequentes ficassem em destaque, facilitando a identificação dos temas predominantes nos projetos. Essa abordagem permitiu uma análise visual rápida e eficiente das principais áreas de interesse dos pesquisadores da UFMT na modalidade PIBIC.


Dados: Gustavo Klimiuk e Christian Queiroz

Arte: Marcio Andrade


Texto por: Thiago Crepaldi - Pesquisador do Programa Institucional de Comunicação Pública da Ciência da PROPESQ/UFMT


Siga nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/propesq_ufmt

TikTok: https://www.tiktok.com/@propesq.ufmt

YouTube: https://www.youtube.com


Política de Uso dos Conteúdos

A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos da PROPESQ/UFMT é livre, desde que os autores e o Portal da Propesq/UFMT sejam creditados. Para dúvidas ou sugestão de pautas entre em contato pelo e-mail: comunicacao.propesq@ufmt.br.

PORThiago Crepaldi
Pesquisador do Programa Institucional de Comunicação Pública da Ciência.

DATAJun 4, 2025, 6:06:00 PM

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-0770

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30