A Pró-reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso (PROPESQ/UFMT) realizou uma homenagem à professora doutora Valéria Dutra, da Faculdade de Medicina Veterinária da UFMT, a primeira pesquisadora da instituição a alcançar o prestigiado nível de Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ-1A) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A cerimônia aconteceu, ontem (27/05) na sala dos Órgãos do Conselho, no prédio da Reitoria da UFMT, e reforçou o reconhecimento pelo impacto de sua trajetória na ciências veterinárias e na promoção da presença feminina na pesquisa acadêmica.
A homenagem ocorreu durante a apresentação do Grupo de Trabalho de Valorização e Permanência de Mulheres na Ciência, promovido pela Propesq, em um momento que inicia as discussões sobre ações concretas em prol das trajetórias das mulheres cientistas na instituição. Representando a Reitora Profª. Dra. Marluce Silva, que cumpria agenda em Brasília, o Pró-reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Bruno Araújo, e a Profª. Dra. Onice Teresinha Dall’Oglio, Secretária de Direitos Humanos da UFMT, entregaram a placa de homenagem à Profª. Dra. Valéria Dutra.
Ao receber a homenagem, a professora Valéria expressou sua gratidão e destacou a importância do reconhecimento para motivar novas gerações de mulheres na ciência.
“Estou muito grata por esse reconhecimento pelo nosso trabalho na UFMT. Quero também expressar minha satisfação com a nova visão da administração em relação ao trabalho das mulheres, especialmente na ciência. Essa valorização é fundamental para fortalecer nossa presença e impacto na pesquisa e na universidade”, destacou Valéria.
A Profª. Dra. Pâmela Craveiro, Coordenadora de Pesquisa da Propesq e coordenadora do GT de Valorização e Permanência de Mulheres na Ciência reforçou: “Reconhecemos que a trajetória da Profª. Valéria é uma inspiração que ultrapassa os limites da pesquisa, fortalecendo a presença feminina na academia e promovendo a transformação social por meio do conhecimento relevante nacional e internacionalmente”.
O Pró-reitor de Pesquisa da UFMT, Prof. Dr. Bruno Araújo, saudou Valéria Dutra e destacou o papel institucional na promoção de política em prol das pesquisadoras. “Parabenizo à professora Valéria Dutra, pioneira na UFMT e inspiração para muitas outras pesquisadoras. Nosso compromisso institucional é criar oportunidades e abrir caminhos para que mais pesquisadoras possam alcançar reconhecimento e contribuir significativamente para o avanço na produção de conhecimentos”.
A homenagem destaca o papel de Valéria Dutra como uma pioneira na ciência veterinária brasileira, tendo conquistado a distinção máxima do CNPq em sua área, uma conquista inédita na história da UFMT. A homenagem simboliza o compromisso da UFMT com a valorização de suas pesquisadoras e a promoção de um ambiente acadêmico mais inclusivo e democrático.
Sobre a pesquisadora e professora Valéria Dutra:
Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com mestrado na mesma instituição e doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atualmente é professora titular da Universidade Federal de Mato Grosso. Valéria Dutra destaca-se por sua dedicação ao estudo de doenças infecciosas de animais domésticos e silvestres. Sua trajetória de superação e contribuição significativa para a ciência reforça a importância da valorização contínua do talento feminino na pesquisa acadêmica do Brasil.
Texto por: Thiago Crepaldi - Pesquisador do Programa Institucional de Comunicação Pública da Ciência da PROPESQ/UFMT.
Siga nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/propesq_ufmt
YouTube: https://www.youtube.com
Política de Uso dos Conteúdos
A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos da PROPESQ/UFMT é livre, desde que os autores e o Portal da Propesq/UFMT sejam creditados. Para dúvidas ou sugestão de pautas entre em contato pelo e-mail: comunicacao.propesq@ufmt.br.