A Pró-reitoria de Pesquisa (PROPESQ) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) celebra um importante investimento de R$ 6,8 milhões anunciado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT), para o fomento da Iniciação Científica e Tecnológica. O recurso será destinado ao financiamento de bolsas no ciclo 2025/2026 e beneficiará estudantes da UFMT, além da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).
O anúncio foi realizado no dia 5 de junho, durante reunião na Casa Civil do Governo do Estado, com a presença da reitora da UFMT, Marluce Souza, do Pró-reitor de Pesquisa, Bruno Araújo, do presidente da FAPEMAT, Marcos de Sá Fernandes da Silva, e do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec.
Durante o encontro, foi oficializada a liberação das cotas de bolsas, reforçando o compromisso do Estado com o desenvolvimento científico e a valorização da pesquisa acadêmica. Representantes da UFR e da UNEMAT também estiveram presentes, entre eles o vice-reitor da UFR Renato Nataniel Wasques e a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFR Renato Nataniel Wasques, e a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNEMAT, Áurea Regina Ignácio.
O Pró-reitor de Pesquisa, Bruno Araújo, destacou a importância do apoio contínuo do Governo do Estado para o fortalecimento dos programas de Iniciação Científica e Tecnológica. “A garantia desse investimento estadual, por meio da FAPEMAT, chega em um momento estratégico e permitirá a continuidade do programa de bolsas, que impulsiona a formação científica desde a graduação e contribui para que nossos jovens pesquisadores e pesquisadoras estejam cada vez mais preparados para enfrentar os desafios da sociedade, com base no conhecimento, na inovação e no compromisso com o desenvolvimento regional e do país”, ressaltou. E concluiu: “Mas, tento em vista que a UFMT bateu recorde de inscrições no Programa de Iniciação Científica e Tecnológica nas modalidades com bolsa para o ciclo 2025/2026 — aproximadamente 1.400 propostas submetidas — a Propesq já iniciou uma articulação para que o valor seja maior para os próximos ciclos".
Programa de Iniciação Científica da UFMT
Criado em 1991, o Programa Institucional de Iniciação Científica da UFMT tem como objetivo despertar vocações científicas entre estudantes de graduação, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico, a integração à cultura acadêmica e a formação qualificada de futuros pesquisadores. As chamadas públicas são lançadas anualmente e abrangem modalidades com bolsa (como PIBIC, PIBITI, PIBIC-AF e PIBIC-EM) e sem bolsa (VIC). Os recursos que sustentam o programa são provenientes da própria UFMT, da FAPEMAT e do CNPq.
Por: Maria Rita Lima - Bolsista do Programa Institucional de Comunicação Pública da PROPESQ
Siga nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/propesqufmt
TikTok: https://www.tiktok.com/@propesq.ufmt
YouTube: https://www.youtube.com/@propequfmt1
Política de Uso dos Conteúdos
A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos da Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Pesquisa da UFMT é livre, desde que os autores e o Portal da Propesq/UFMT sejam creditados. Para dúvidas ou sugestão de pautas entre em contato pelo e-mail: comunicacao.propesq@ufmt.br.