A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) bateu recorde de inscrições nas Chamadas de Iniciação Científica e Tecnológica 2025–2026 comparado ao ano de 2024. Ao todo, foram submetidas 1.377 propostas — um aumento de 13% em relação ao ano anterior. A ação é coordenada pela Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) e contempla as modalidades PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), PIBIC-AF (voltado a ações afirmativas) e PIBIT (Iniciação Tecnológica).
Com mais de três décadas de tradição na formação de novos pesquisadores e pesquisadoras, o programa reafirma seu papel estratégico no fortalecimento da pesquisa na graduação. A maior parte das propostas foi direcionada à modalidade PIBIC (77,65%), seguida do PIBIT (15,53%) e do PIBIC-AF (6,82%).
Chamam atenção os expressivos crescimentos nas modalidades voltadas à inclusão e à inovação: o número de propostas submetidas ao PIBIC-AF aumentou 88%, enquanto o PIBIT registrou um salto de 40%.
As inscrições vieram de todas as oito grandes áreas do conhecimento e contemplaram os quatro campi da UFMT: Cuiabá (832), Sinop (320), Araguaia (154) e Várzea Grande (71). A área de Ciências Agrárias liderou o número de submissões, com 359 propostas (26,07%), seguida por Ciências da Saúde (302 propostas – 21,93%), Ciências Exatas e da Terra (251 – 18,23%) e Ciências Biológicas (170 – 12,35%).
Outro dado relevante é o perfil dos(as) estudantes: 64,5% dos(as) inscritos(as) estão participando pela primeira vez, o que aponta para a ampliação do acesso e o fortalecimento da cultura científica na graduação. Os outros 35,5% já participaram de edições anteriores e optaram por seguir o caminho da pesquisa acadêmica.
Para o pró-reitor de Pesquisa da UFMT, Prof. Dr. Bruno Araújo, o aumento nas inscrições revela o engajamento da comunidade universitária e o fortalecimento das políticas institucionais de pesquisa. “Os números confirmam a relevância do programa de iniciação científica e tecnológica da UFMT na formação acadêmica e profissional dos nossos estudantes. É gratificante ver esse crescimento, especialmente nas modalidades que promovem inclusão e inovação, o que está em sintonia com a nossa gestão para uma universidade cada vez mais plural e conectada com os desafios da sociedade”, afirmou.
Nota metodológica:
Os dados desta matéria foram obtidos por meio da plataforma SGPP, a partir do cruzamento entre as inscrições homologadas, qualificadas, não qualificadas na edição 2024, excluindo os cancelamentos. Essa metodologia permitiu uma aproximação mais precisa do número total de propostas submetidas na chamada anterior, possibilitando a comparação com os dados das Chamadas do Ciclo 2025–2026.
Dados: Gustavo Klimiuk e Christian Queiroz
Arte: Marcio Andrade
Texto por: Thiago Crepaldi - Pesquisador do Programa Institucional de Comunicação Pública da Ciência da PROPESQ/UFMT.
Siga nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/propesq_ufmt
YouTube: https://www.youtube.com
Política de Uso dos Conteúdos
A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos da PROPESQ/UFMT é livre, desde que os autores e o Portal da Propesq/UFMT sejam creditados. Para dúvidas ou sugestão de pautas entre em contato pelo e-mail: comunicacao.propesq@ufmt.br.