O Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI) empossou, nesta segunda-feira (19), os novos representantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para o biênio 2025-2026. O pró-reitor de Pesquisa, Bruno Araújo, assumiu como membro titular, e a diretora do Escritório de Inovação Tecnológica (EIT), Ivana Ferrer, como membra suplente. A cerimônia foi realizada durante a 1ª Reunião Ordinária do colegiado, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
A UFMT mantém, assim, sua representação no colegiado, contribuindo com sua expertise em pesquisa científica e inovação e com o compromisso institucional de fortalecimento da política científica e tecnológica no estado de Mato Grosso.
Durante a reunião, presidida pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, foram debatidos temas relevantes para o setor, como a criação de um título em homenagem a pessoas que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento científico e tecnológico de Mato Grosso. Outro ponto de destaque foi a aprovação da inclusão da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) como nova integrante do Conselho.
Ao todo, representantes de 26 instituições e entidades tomaram posse como membros do CECTI. Além da UFMT, o Conselho passa a contar com representantes da FAMATO, FECOMÉRCIO, SECEL, SENAC, UFR, UNEMAT, UNIVAG, ACRIMAT, AMPA, APROSOJA, CRA/MT, FAPEMAT, FIEMT, FUNDAPER, IFMT, MTI, SEBRAE, SEDUC, SEDEC, SENAI, SEPLAG, SES, SESI, SETASC e Casa Civil.
Para o pró-reitor Bruno Araújo, a participação da UFMT no CECTI reforça o papel da universidade na formulação de políticas públicas para o setor. “A presença da UFMT no CECTI/MT, como maior instituição de ciência de Mato Grosso, é estratégica. O Conselho vem ganhando cada vez mais relevância, e temos pautas importantes para fortalecer, de forma articulada, a política de Ciência, Tecnologia e Inovação em Mato Grosso, de forma integrada com os parceiros que compõem o Conselho”, afirmou.
Criado pela Lei Complementar nº 186, de 14 de julho de 2004, e atualizado pela LC nº 616, de 4 de abril de 2019, o CECTI é um órgão colegiado consultivo e deliberativo vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI), responsável por formular diretrizes, avaliar programas e propor ações para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no estado. Sua composição é plural, reunindo representantes de universidades públicas e privadas, instituições de pesquisa, órgãos governamentais, setor produtivo, entidades de classe e organizações da sociedade civil, garantindo uma atuação articulada entre diferentes segmentos estratégicos para o ecossistema de CT&I de Mato Grosso.
Por: Maria Rita Lima - Bolsista do Programa Institucional de Comunicação Pública da PROPESQ
Siga nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/propesqufmt
YouTube: https://www.youtube.com/@propequfmt1
Política de Uso dos Conteúdos
A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos da Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Pesquisa da UFMT é livre, desde que os autores e o Portal da Propesq/UFMT sejam creditados. Para dúvidas ou sugestão de pautas entre em contato pelo e-mail: comunicacao.propesq@ufmt.br.