UFMT oferece mais de 900 vagas para mestrado e doutorado
Dentre o número total de vagas, 20% são destinadas às pessoas pretas ou pardas, quilombolas, indígenas, com deficiência, transexuais, transgêneros e travestis
Os Programas de Pós-Graduação (PPG) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) oferecem mais de 900 vagas para mestrado e doutorado para mais de 30 cursos entre os campi de Cuiabá, Sinop e Araguaia. As inscrições começam no dia 18 de setembro e vão até 13 de outubro.
Os interessados podem se inscrever pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Segundo dados da Pró-reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PROPG) da UFMT, são 728 vagas para mestrado e 185 vagas para o doutorado, com valor da taxa de inscrição de R$ 243,90.
Dentre o número total de vagas, 20% são destinadas às pessoas pretas ou pardas, indígenas, quilombolas, com deficiência, transexuais, transgêneros e travestis.
Os documentos necessários para as inscrições deverão ser anexados no processo de inscrição via SEI.
Após realizar a inscrição, os candidatos podem acompanhar o andamento do processo por meio do número emitido pelo SEI na página oficial da UFMT. As vagas de qualificação estão distribuídas em cursos das mais diversas áreas do conhecimento, entre os campi de Cuiabá, Sinop e Araguaia.
Segundo os editais, alguns programas são somente de mestrado, somente de doutorado e outros de mestrado e doutorado, nas áreas do conhecimento de Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias/Tecnologia; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes.
Quanto à seleção, cada programa pode apresentar especificidades, incluindo, ou não, prova escrita dissertativa, arguição sobre o projeto de pesquisa e análise de currículo.