TREINAMENTO DO CARTÃO BB PESQUISA (22/08/2024 – 14h):
PERÍODO DE UTILIZAÇÃO DO CARTÃO: agosto de 2024 até março de 2025.
A Nota fiscal deve ser emitida sempre em nome do pesquisador, e não da UFMT, tanto orçamentos quanto notas fiscais, para não gerar débitos de ISSQN (Imposto sobre serviços de qualquer natureza.
Para pagamento de boletos bancários, é cobrada uma taxa de R$ 10,00 do saldo do cartão, que diminui o limite. Sugere-se condensar as compras para gastar menos com taxa de boleto.
Perguntas:
Por onde se acessa o AVN – Almoxarifado Virtual Nacional?
Link para instruções do AVN: https://ufmt.br/pro-reitoria/proad/pagina/almoxarifado-virtual-nacional-1659106370/9469. Para mais informações, entre em contato com a Gerência de Logística de Almoxarifado - GLA: (65) 3313-7256 - WhatsApp Business (65) 3313-7257.
Precisa de três orçamentos para materiais de consumo? Como será a prestação? Tem algum modelo?
O material de consumo não precisa dos 03 orçamentos, apenas para prestação de serviço ou manutenção de equipamentos. A prestação de contas possui um formulário específico, que estará disponível a partir de novembro de 2024, nele devendo ser elencadas as notas fiscais e seus valores. Esse formulário deve ser anexado no mesmo processo de seleção para a chamada. Quem não utilizar o cartão deve demonstrar que não o utilizou.
Pode pagar eletricista para arrumar laboratório?
Sim, mediante a obtenção de três orçamentos para o serviço requerido.
Na prestação de contas, quantos orçamentos são necessários? E se for reagente ou serviço exclusivo?
São necessários 03 orçamentos quando se tratar de serviço ou solicitar à empresa uma carta de exclusividade quando o serviço for prestado exclusivamente.
E os itens que não estão listados no edital, qual orientação? Exemplo: no meu curso existe um laboratório precisando de material de construção (telha, cimento, etc) para finalizar uma estrutura anexa destinada a abrigar um equipamento. Qual orientação para isso?
Pode ser contratada por meio do cartão, desde que caracterizada alteração na estrutura da edificação, porque nesse caso, precisaria de um projeto aprovado pela Secretaria de Infraestrutura da UFMT (SIC), responsável por obras e pequenas reformas.
Fazer manutenções de equipamentos então é válido? Temos equipamentos parados, que precisariam de manutenções mais simples.
Sim, manutenção de equipamentos está contemplada no edital.
Para itens de consumo eu posso pagar o frete? São necessários 03 orçamentos para itens de consumo?
Quando se orça itens de consumo, a empresa já embute na nota fiscal o valor do frete, o que vale é o valor total da nota. Se o frete tiver que ser pago em separado, ele é contabilizado com serviço de pessoa jurídica.
Há limite mínimo de valor para aquisição, o qual ultrapassado exigiria a necessidade de licitação?
Nesse edital não consta limite mínimo. O modelo de distribuição de recurso do edital exige processo licitatório, basta o pesquisador atentar-se para a necessidade de se obter 03 orçamentos no caso de prestação de serviço, a fim de comprovar a inexistência de direcionamento para a contratação de determinada empresa ou profissional.
Ao longo do período de uso do cartão, há como o pesquisador consultar o seu saldo ou extrato para organização e controle dos gastos?
Sim, o cartão pesquisador funciona como cartão pessoal. O pesquisador pode ir ao Banco do Brasil e, através de senha, retirar o extrato do cartão no próprio terminal de autoatendimento. Se alguém tiver algum problema relacionado ao Banco do Brasil, pode entrar em contato com a Coordenação Financeira da UFMT, pois Marcos e Cendyi são os representantes do Centro de Custo da Instituição e, no caso de problemas com o cartão, até mesmo tentativas de fraude, o pesquisador pode entrar em contato com os dois para resolver problemas relacionados ao cartão BB Pesquisa.
Tratamento de acústica do laboratório pode ser enquadrado como serviço de terceiros? Necessita de 03 orçamentos?
Sim, por ser serviço de pessoa jurídica há a necessidade de apresentação de 03 orçamentos. Não havendo empresas na cidade que prestam o serviço ou se o serviço for prestado por uma única empresa, há a necessidade requerimento de uma carta de exclusividade à empresa que detém o monopólio.
Aquisição de software é possível por esse edital?
Não, porque software é contabilizado como capital, sendo proibida a utilização da rubrica de custeio para despesas de capital. Licenças de software, entendidas como serviço por assinatura, também estão vedadas.
No caso de aquisição de materiais eletroeletrônicos, numa quantidade hipotética de 10.000 resistores e, posteriormente outros 10.000 comprados no mesmo cartão, não caracterizaria fuga de licitação? Pode-se adquirir materiais do mesmo tipo daqueles disponíveis no AVN, como HD’s de alta capacidade, mas que não constam no catálogo? Quanto aos comprovantes, aceita-se nota fiscal eletrônica e cupom fiscal?
Quanto ao fracionamento de despesa na compra de vários resistores, por exemplo, não é o objetivo do cartão pois ele deve ser usado para compras não habituais. Se for verificado que a compra é corriqueira, é possível adquirir pelo AVN – Almoxarifado Virtual Nacional ou verificar a disponibilidade no Almoxarifado Central da UFMT. Caso não seja possível adquirir nos almoxarifados, mediante justificativa, é possível comprar com o cartão, desde que o processo de compra seja vinculado ao objetivo do edital. Ainda no caso de o material não estar disponível no AVN, há a possibilidade de inserção, pois trata-se de um catálogo em constante mudança em decorrência da demanda dos órgãos. Quanto aos comprovantes de prestação de contas, a preferência é para apresentação de nota fiscal, contudo, o cupom fiscal é válido para comprovação da despesa quando não for possível a emissão de nota fiscal. E quanto ao extrato do cartão, a verificação é somente no caixa eletrônico do banco ou por meio de solicitação à Coordenação Financeira da UFMT, não sendo possível fazê-la on-line. O mais recomendado é a consulta ao financeiro, pois para alguns pesquisadores pode ser possível consultar o saldo no banco, ao passo que para outros não.
Equipamentos que precisam ser retirados da instituição para verificação do problema possuem custo para envio. É possível usar o recurso do cartão para esse objetivo?
Nesse caso, configura-se como serviço de frete. Esse valor do frete é contabilizado como serviço de pessoa jurídica, sendo possível pagar com recursos do cartão.
Memórias para Computador são possíveis de serem adquiridas pelo cartão?
Se forem consideradas material de consumo e constarem no AVN, não será possível e se forem classificadas como aquisição de capital também não. Para esclarecer, no caso de aquisição de materiais de informática, os mesmos podem ser classificados tanto como custeio quanto como capital. Assim, a sugestão é que o pesquisador entre em contato com a Pró-reitoria Administrativa (PROAD) para analisar casos específicos de aquisições dessa natureza.
Há empresas que cobram hora técnica para realizar um orçamento de determinados equipamentos. Nesse caso são necessários 03 orçamentos?
Esse caso se configura como serviço exclusivo. Para alguns equipamentos de laboratório, apenas empresas autorizadas podem prestar determinados tipos de serviços. Quando a manutenção de equipamentos específicos tem de ser feita com empresas autorizadas, não há necessidade de obtenção de 03 orçamentos, pois constitui-se em caso de exclusividade do serviço.
Material como lâminas permanentes e recursos didáticos (modelos) podem ser comprados com o cartão?
As lâminas permanentes, por serem material de consumo, podem ser adquiridas por meio do cartão. Quanto aos modelos didáticos, deve-se verificar a natureza da despesa de cada modelo. A aquisição de alguns modelos é considerada como despesa de capital, como bonecos, modelos anatômicos, os quais devem ser patrimoniados. Por outro lado, se os modelos didáticos forem descartáveis, serão considerados materiais de consumo. Recomenda-se, na dúvida, enviar solicitação de esclarecimento para classificação como custeio ou capital, sobretudo no caso dos modelos didáticos. Para facilitar o entendimento sobre despesas de custeio ou capital, pode-se pensar o seguinte: se o material for frágil, descartável ou de curta durabilidade, ele pode ser caracterizado como consumo; no entanto, se o material tiver longa durabilidade é considerado permanente, ou seja, deve receber controle patrimonial.
Para materiais que não estão descritos no edital, devemos encaminhar processo SEI para autorização? Direcionado a quem?
Caso ocorram dúvidas, recomenda-se encaminhar processo à Pró-reitoria de Planejamento (Proplan), à qual redirecionará à unidade responsável pelo atendimento, sendo a resposta aos questionamentos dada por escrito.
Qual seria a classificação das despesas referentes à aquisição de jogos didáticos?
A decisão de classificação da natureza da despesa será avaliada em cada caso. Já houve aquisições deste tipo classificadas como consumo, inclusive nos casos dos materiais paradidáticos, que dependem da análise de durabilidade, da relação do custo-benefício de serem classificados como permanentes. Essa avaliação é necessária para que os materiais sejam classificados corretamente, pois há muitas possibilidades de classificação de acordo com as características das aquisições.
Podem ser confeccionadas faixas ou banners com os recursos do cartão?
Não, materiais gráficos ou panfletos não poderão ser adquiridos com recursos deste edital.
A fatura do cartão fecha dia 10?
Sim, a fatura do cartão BB Pesquisa fecha todo dia 10 de cada mês. No entanto, é importante salientar que os pesquisadores não receberão fatura do cartão para acompanhamento, o fechamento da fatura é apenas para de débito das aquisições do saldo de cada conta vinculada. Caso haja eventual recebimento de fatura ou contato do banco sobre o cartão, recomenda-se o não pagamento das faturas e a recusa em fornecer informações pessoais, pois se trata de possível golpe.
Para qual endereço deve ser enviado o que for comprado pela Internet?
Os materiais adquiridos pela internet devem ser enviados para o endereço do pesquisador, preferencialmente no respectivo endereço institucional, contudo, não há restrição quanto ao recebimento dos materiais no endereço residencial dos pesquisadores.
Procuro material de consumo no Sisreq. Não havendo, eu posso comprar?
O recomendado é ter cautela e sempre consultar, em caso de dúvida, se determinado material pode ser comprado ou não.
HD externo e cartão de memória SD são material de consumo?
Sim, inclusive está disponível no AVN. Mas se for um tipo de Cartão de memória ou HD externo mais específico, deve haver consulta para a devida avaliação da possibilidade de compra com o cartão.
No nosso curso utilizamos alimentos para aula prática, nesse caso pode-se apresentar cupom fiscal?
Para a prestação de contas, aceita-se o cupom fiscal, com a devida justificativa da aquisição. A avaliação da prestação de contas tem relação com o objetivo do edital. Em relação às dúvidas sobre classificação dos materiais de tecnologia da informação, há a observação de que, sendo mera reposição, sem agregação de valor, entende-se o material como de custeio, no entanto, se houver um aprimoramento do equipamento, entende-se como capital. Mas sempre deverão ser analisados os casos concretos, para um melhor entendimento sobre a classificação da natureza da despesa.
Quando na nota fiscal o valor final vem separando o frete do material de consumo; na prestação de contas fica separado com a indicação da mesma nota?
Se, por exemplo, a aquisição for de material de consumo, o valor do frete também estará enquadrado como despesa de consumo (custeio). O que prevalece é o valor final da nota.
Deve-se colocar o extrato do cartão no final na prestação de contas ou somente as notas fiscais, orçamentos e outros?
Na prestação de contas, a equipe da Coordenação Financeira emite o extrato do cartão, sendo necessário anexar apenas as notas fiscais no processo de prestação de contas.
Se for feita uma compra total de R$ 1.000,00, destes R$ 900,00 são de material de consumo e R$ 100,00 de frete e na nota fiscal veio um valor único. Na prestação de contas, deve-se comprovar tudo como material de consumo?
Sim, na prestação de contas deve-se contabilizar o valor total como material de consumo, desde que a nota traga o valor total da aquisição com o frete.
Manequins usados nos cursos da saúde, podem ser adquiridos por meio do cartão?
Não, manequins dos cursos da saúde são considerados materiais permanentes, ou seja, são enquadrados como despesas de capital.
Para aqueles que possuem dois cartões BB Pesquisa, os recursos ficam na mesma conta?
Não, cada edital constitui um centro de custo separado, sendo um cartão emitido para cada um deles, não havendo a possibilidade de mescla das despesas. Cada edital possui um prazo específico para prestação de contas, ficando a cargo do próprio pesquisador enviar os comprovantes das despesas de cada cartão. Cada cartão está vinculado a um edital e centro de custos específico e com objetivos geralmente distintos.
No caso de pagamentos, basta solicitar boletos às empresas e pagar?
Sim, o boleto é pago no caixa eletrônico com o cartão.
Gaveteiros (aqueles de componentes eletrônicos), são classificados como custeio ou capital?
São bens permanentes e, por isso, classificados como despesa de capital.
O custo de R$ 10,00 por operação de pagamento é um exemplo de valor, ou é esse o valor que devemos levar em conta?
É a taxa bancária para cada pagamento de boleto, toda vez que houver pagamento de boleto, há débito de R$ 10,00 no saldo do cartão. Pagamentos diretos para empresas não possuem taxa, mas se o pagamento de uma conta for por meio de um boleto, haverá esse desconto. Recomenda-se condensar as compras para pagar menos taxas referentes a boletos.
O valor referente à taxa de boleto tem prestação de contas específica ou é computado junto às despesas de aquisições?
Não, a Coordenação financeira vai verificar o valor das taxas bancárias pagas no momento da prestação de contas, não é necessário prestar conta delas separadamente, apenas estar ciente de que essas taxas impactam no saldo do cartão.
Uma compra de bússola pode ser realizada em um site chinês?
O edital não veda compras internacionais, contudo, nesses casos pode haver demora na entrega, ausência de notas fiscais, etc. O edital só não cobre taxas de juros e multas por atraso, assim, pode-se utilizar o valor do saldo do cartão para pagamento de débitos por atraso, mas esses valores deverão ser ressarcidos à UFMT. Recomenda-se, portanto, cautela quanto à compra em sites internacionais.
PHmetro portátil pode ser adquirido via cartão?
Se o PHmetro não tiver durabilidade, se a previsão de utilização for menor que dois anos, sem motivo para uma escrituração contábil desse equipamento, entende-se que seja custeio. Porém, deve-se estudar cada caso para ver se realmente o material se enquadra em despesa de capital ou custeio. Outra coisa a ser levada em conta, que pode influenciar na classificação do material, é a durabilidade mediante uso contínuo, se o equipamento se deteriorar rapidamente com uso constante, poderá também ser enquadrado como custeio. Então, é importante definir o modelo do PHmetro e depois consultar qual a classificação a ser adotada em cada caso.
Moldes metálicos para corpo de prova são considerados materiais de consumo?
É necessário fazer uma consulta formal ao setor responsável para se ter certeza se o material é de consumo ou permanente, pois depende da característica e durabilidade dele.
Colocação de um armário para armazenar reagentes pode ser contratada via cartão?
A colocação de um armário, entendida como instalação de um armário, pode ser contratada via cartão BB Pesquisa, pois se enquadra como prestação de serviço. Contudo, a compra do armário não é possível, pois seria aquisição de material permanente, vedada pelo presente edital.
Para o curso de jornalismo da FCA/Cuiabá estavam previstos filmes fotográficos e químicas, no entanto, não se usa mais. Nesse caso, pode-se comprar os cartões de memória que estão disponíveis no AVN?
Nesse caso, esses materiais seriam comprados pelo AVN através da cota disponibilizada para a unidade FCA (Faculdade de Comunicação e Artes) e não com recursos do Edital, via cartão BB Pesquisa. Caso haja saldo para a cota do AVN é possível adquiri-los.
Câmeras de vídeo não devem ser permitidas, imagino!
Sim, a aquisição de câmeras de vídeo não são permitidas por esse edital, porque se trata de aquisição de material permanente.