PROPLAN
Planejamento
A PROPLAN é a unidade responsável pelo planejamento institucional, execução e avaliação das ações relacionadas a elaboração da proposta orçamentária e a distribuição dos recursos às unidades...
Estudos/Relatórios



O “Relatório do Indicador Médio de Integralização” apresenta um método para estimar a carga horária necessária para integralizar o curso com relação à carga horária cursada. É uma ferramenta que tem como objetivo analisar de forma simples e rápida o nível em que o estudante se encontra, se dentro do prazo, no limite ou fora do prazo, lembrando tratar-se da carga horária média. A partir do relatório, elaborou-se também o Painel de Gráficos – Indicador Médio de Integralização (ACESSE AQUI).
- IMI - Manual (ACESSE AQUI)
Processo Seletivo: SISU em Análise
O “Relatório do Processo Seletivo: SISU em Análise” compila algumas informações sobre vagas e preenchimento de vagas por chamada, e teve como objetivo embasar a decisão sobre a melhor estratégia para ingresso na UFMT em 2021 e nos outros anos. Foi elaborado também um estudo de impacto para analisar os resultados, após a alteração do processo seletivo, denominado “Relatório Processo Seletivo: Sisu em Análise II (ACESSE AQUI o relatório de Análise II).
Análise de Indicadores: IGC, CPC e Taxa de Trancamento
O “Relatório de Indicadores” compila alguns indicadores relacionados aos cursos de graduação da UFMT. Estes indicadores são disponibilizados para todos os cursos ativos e ranqueados para melhor visualização. Acesse abaixo o relatório.
Estatísticas Gerais de Evasão
O “Relatório Estatísticas Gerais de Evasão nos Cursos de Graduação” apresenta um compilado das taxas de evasão de cada curso da UFMT, utilizando informações disponibilizadas no Censo da Educação Superior (2010 a 2019). São criados indicadores gerais que permitem acompanhar cada curso selecionado ao longo do tempo e comparar seus indicadores de evasão com outros cursos na mesma universidade, em todo o país e dentro de uma área de conhecimento. O relatório foi extraído da Plataforma SISSA, projeto coordenado pela CEIA/UFG (Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás.)
Obs: A metodologia utilizada neste documento para calcular as taxas de evasão utiliza o número de alunos desvinculados. Na UFMT este número tem forte influência das resoluções, e não necessariamente contabiliza todos os estudantes que evadiram no período, apenas os que tiveram a situação formalizada no ano.


O “Perfil dos Ingressantes” consiste em um levantamento censitário da graduação presencial, com dados e informações dos estudantes ingressantes na UFMT. Este estudo tem o objetivo de apresentar o perfil socioeconômico, acadêmico, ocupacional, de saúde e de assistência estudantil desses estudantes.
Perfil dos Ingressantes 2018/1 - Os dados foram disponibilizados para UFMT geral e por Campus. É possível baixar também os dados por curso
Perfil dos Ingressantes 2020 e 2021 – Os dados foram disponibilizados em forma de painel dinâmico de gráficos, com possibilidade de aplicar filtros por ano, semestre, campus, curso, grau e turno.
Pesquisa com Egressos
A “Pesquisa com Egressos da UFMT: Levantamento Amostral do Período Letivo de 2013 a 2017” consiste em um levantamento amostral que traz informações sobre o perfil de egressos da UFMT que concluíram o curso de graduação presencial no período letivo de 2013 a 2017. Os resultados dos questionários foram tabulados e distribuídos majoritariamente em percentuais.
Dados Nacionais
A seguir alguns materiais para análise de dados nacionais.
O relatório “Indicadores das universidades federais brasileiras: A UFMT no cenário regional e nacional” consiste em um levantamento de dados e indicadores da graduação presencial das universidades federais brasileiras. Tem o objetivo de identificar a posição da UFMT no cenário regional e nacional com relação à graduação presencial.
Estudo da Trajetória
O “Estudo da trajetória de diplomação, evasão e trancamento na UFMT: Período de ingresso de 2008 a 2017” constitui uma iniciativa para descrever as situações dos discentes ao longo de sua trajetória na UFMT. Este estudo tem como objetivo analisar os indicadores acadêmicos por meio do acompanhamento da trajetória dos estudantes levando em consideração o ano de ingresso e o prazo de integralização.
V Pesquisa de perfil da Graduação da UFMT
A “V Pesquisa de perfil da Graduação da UFMT” constitui uma iniciativa do Fórum Nacional de Pró-reitores de assistência estudantil (FONAPRACE), e tem o objetivo de descrever as caraterísticas médias (social, econômica e cultural) dos discentes das Instituições Federais de Ensino Superior. A GDIEE recebeu os dados da UFMT e elaborou gráficos de algumas características autodeclaradas por meio de questionário. Para acessar os gráficos dinâmicos, CLIQUE AQUI.
Diagnóstico e Estratégias Institucionais de Apoio à Permanência e Conclusão na Graduação
O “Diagnóstico e estratégias institucionais de apoio à permanência e conclusão na graduação – UFMT” constitui uma iniciativa da PROPLAN, EPP, PROEG e PRAE, para institucionalizar e sistematizar ações que poderão iniciar o processo de consolidação efetiva da equidade quanto às condições de permanência de estudantes, disponibilizando instrumentos para possibilitar reduzir os índices de evasão e retenção universitária. Para acessar os gráficos dinâmicos sobre as dificuldades dos estudantes, CLIQUE AQUI.
Análise de Indicadores: Aluno Equivalente
O relatório “Análise de Indicadores: Aluno Equivalente” constitui uma iniciativa da GDIEE/PROPLAN para analisar a evolução do indicador Aluno Equivalente na UFMT. O aluno equivalente é uma medida estatística que visa converter as especificidades dos cursos de graduação em um único parâmetro, constitui o principal indicador empregado para distribuição dos recursos orçamentários de custeio e capital nas universidades federais.
Análise de Indicadores: Taxa de Sucesso na Graduação
O relatório “Análise de Indicadores: Taxa de Sucesso na Graduação” constitui uma iniciativa da GDIEE/PROPLAN para analisar a evolução do indicador consolidado de 2015 a 2018. Para tal, apresenta informações da UFMT geral, por campus e por curso. Destaca também a média e variação da taxa nos últimos anos. A Taxa de Sucesso na Graduação constitui um dos indicadores solicitados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), e evidencia a relação entre concluintes e ingressantes de determinado curso.