Atribuições

Secretaria de Infraestrutura do Campus (SIC)


  • Coordenar as atividades relacionadas ao planejamento estratégico relacionado às ações de infraestrutura, assim como realizar o acompanhamento dos objetivos e metas do PDI, Planejamento Estratégico, Plano de Logística Sustentável, etc.
  • Auxiliar a Reitoria nas solicitações de serviços de natureza compatível com as atividades desenvolvidas pela sua secretaria;
  • Manter atualizados e transparentes os dados de indicadores de serviços prestados e contratos sob responsabilidade da Secretaria no site institucional e redes sociais;
  • Responsabilizar-se por toda comunicação oficial a respeito dos serviços sob responsabilidade da secretaria junto à comunidade acadêmica ou à SECOM;
  • Responsabilizar-se pelas Centrais de Atendimento SIC
  • Avaliar e dar permissão de uso de espaço físico a ambulantes e outros cidadãos, de acordo com os normativos vigentes
  • Promover a gestão administrativa do Restaurante Universitário;

 

Chefia de Secretaria


  • Assistir todos os serviços executados pela Secretaria de Infraestrutura do Campus (SIC) e suas subunidades conforme demanda direta da SIC; 
  • Encaminhar e redirecionar os processos e documentos oficiais por meio do Sistema Eletrônico de Informação (SEI)


Supervisão de Espaço Físico e Imobiliário (SEFI)


  • Auxilia na coordenação da política de Gestão de Espaço Físico da FUFMT;
  • Realiza instrução de processos visando a concessão de áreas da FUFMT;
  • Realiza a gestão e a fiscalização dos contratos de concessão de espaços físicos da FUFMT;
  • Gerir o Sistema de Espaço Físico (SIEF) da FUFMT.
  • Registrar e atualizar os bens da FUFMT no SPIUNET;


Seção de Mobilidade e Acessibilidade do Campus (SMAC)


  • Organização geral do campus, no que diz respeito à circulação de pessoas e veículos, mobilidade urbana e sinalização interna do Campus;
  • Propor alterações físicas no campus visando o cumprimento das normas de acessibilidade urbana, identificando pontos críticos e/ou prioritários;
  • Propor soluções em mobilidade e acessibilidade junto à SIC.


Gerência do Restaurante Universitário (GRU)


  • Administrar o Restaurante Universitário;
  • Assessorar a Administração Superior da FUFMT do campus de Cuiabá em assuntos relacionados ao RU;
  • Supervisionar e promover a execução de todas as ações administrativas e técnicas da gestão do Restaurante Universitário;
  • Supervisionar a execução de todas as ações técnico-nutricionais relativas ao planejamento, produção e distribuição das refeições;
  • Propor e fazer cumprir normas e procedimentos de funcionamento do RU;
  • Zelar por toda a infraestrutura, instalações e equipamentos do RU;
  • Elaborar o relatório anual e prestação de contas das atividades e atendimentos do RU;
  • Gerir e fiscalizar os contratos de prestação de serviços executados nas dependências do Restaurante Universitário;
  • Supervisionar as rotinas de trabalho e planejamento do espaço físico, a fim de garantir a ergonomia do ambiente de trabalho, segurança, conforto e produtividade, evitando a ocorrência de acidentes;
  • Fiscalizar o controle de acesso dos usuários, promovendo adequado fluxo dentro do refeitório, juntamente com a equipe de portaria da empresa contratada, durante todo o período de funcionamento do RU;
  • Promover a avaliação dos serviços prestados;
  • Promover a comunicação institucional e transparência das informações relativas ao RU.
  • Gerir o sistema padrão de controle de acesso e registro do consumo do fornecimento de refeições no Restaurante Universitário;
  • Promover ações para o registro da identificação dos usuários no início de cada período letivo; 
  • Emitir relatórios e planilhas visando o acompanhamento do controle de acesso no RU;
  • Promover a gestão dos mecanismos de controle de acesso, promovendo o registro e providências para casos excepcionais ao sistema padrão de controle de acesso;
  • Propor a alteração, correção e melhoria dos métodos de controle de acesso dos usuários, visando a mitigação de riscos.


 Coordenação de Serviços de Infraestrutura (CSI)

  • Acompanhar o planejamento e a execução dos serviços conservação, limpeza, transportes e segurança do campus prestados ao Campus Cuiabá (Sede, CEU Itália, Campus II e Fazenda Experimental) localizada em Santo Antônio de Leverger;
  • Acompanhar, orientar e atuar na elaboração de Estudo Técnico Preliminar.
  • Assessorar e gerenciar os fiscais dos contratos sob sua coordenação;
  • Coordenar a elaboração dos termos de referência para contratação de serviços;
  • Acompanhar o trabalho dos fiscais e gestores de contratos vinculados a sua Coordenação;
  • Realizar busca recorrente de termos de referência em andamento para possível adesão.


Gerência de Conservação e Limpeza (GCL)


  • Fiscalizar e executar serviços de limpeza das áreas internas e externas, inclusive jardinagem e podas de árvores;
  • Fiscalizar contratos de limpeza, jardinagem, dedetização;
  • Fiscalizar contratos de descarte de resíduos (resíduos perigosos: biológicos, químicos).

 

Gerência de Segurança do Campus (GSC)


  • Fiscalizar o contrato dos serviços de vigilância e de portaria;
  • Orientar as ações necessárias quando surgirem ocorrências contra o patrimônio e contra as pessoas dentro do Campus;
  • Realizar abordagem de suspeitos, e em havendo necessidade solicitando apoio da Polícia Militar para garantir a segurança. 
  • Manter a Central de Monitoramento em funcionamento e capaz de receber ligações e dar encaminhamento rápido às solicitações de apoio da equipe de vigilância;
  • Discutir com a CSI/SIC e colocar em prática as ações a serem implementadas ou alteradas nas atividades diárias, executadas pelos servidores efetivos e terceirizados.
  • Controle e visualização das imagens das câmeras instaladas no Campus Cuiabá, através da Central de Monitoramento, sendo responsável pelo fornecimento de imagens das áreas monitoradas, quando da ocorrência de delitos; 
  • Garantir que os colaboradores de sua unidade orientem os usuários quanto à localização de todos os espaços da FUFMT e da realização de eventos dentro do Campus.


Gerência de Transportes (GT)


  • Acompanhar as atividades desenvolvidas pelos servidores efetivos e terceirizados e dos motoristas efetivos e motoristas terceirizados;
  • Manter a documentação dos veículos regulares;
  • Elaborar a escala de motoristas que irão realizar atendimentos de longa distância;
  • Emitir credenciais para dirigir veículos oficiais;
  • Acompanhar a fiscalização dos Contratos de Abastecimento da Frota Oficial, de Manutenção de Veículos, e dos Motoristas Terceirizados;
  • Acompanhar a manutenção dos veículos e abastecimento; 
  • Realizar juntamente com a PROEG o agendamento das aulas de campo;
  • Realiza o agendamento de viagens solicitadas para outros fins;
  • Controlar a entrada e saída de veículos institucionais dirigidos por terceirizados e efetivos;
  • Realizar o reagendamento e cancelamento de viagens.


Coordenação de Manutenção e Pequenas Reformas (CMPR)


  • Coordenar e supervisionar os serviços relacionados à manutenção das edificações e instalações do Campus de Cuiabá;
  • Promover a transparência para o público interno e externo sobre o andamento de serviços de manutenção das edificações e instalações;
  • Realizar a gestão dos contratos de serviços (manutenção de elevadores, serviços comuns de engenharia) e contratos de manutenção predial (mão de obra e materiais);
  • Executar os suprimentos de fundos concedidos por Cartão Corporativo para atender as necessidades de manutenção do Campus.
  • Elaborar relatórios gerenciais sobre as atividades desenvolvidas, quando solicitado;
  • Organizar, orientar, treinar e supervisionar sua equipe de trabalho;

 

Supervisão de Manutenção (SuM)


  • Programar e executar as demandas de manutenção no Câmpus Cuiabá, inclusive com a conservação das vias;
  • Realizar vistorias técnicas às unidades do Campus para verificação das instalações prediais (hidráulicas e sanitárias, coberturas, elétricas e de refrigeração) do local;
  • Realizar o controle do estoque dos materiais de consumo (materiais elétricos, hidráulicos e materiais de construção em geral); 
  • Fiscalizar contratos de: mão de obra, manutenção de elevadores e serviços comuns de engenharia.

 

Seção de Manutenção (SM)


  • Organizar as ordens de serviços de manutenção que estão em execução;
  • Manter o controle e arquivamento das ordens de serviços executadas;
  • Dar apoio operacional às ações da Supervisão de Manutenção;


Coordenação de Projetos, Orçamento e Fiscalização de obras (CPOF)


  • Cooperar tecnicamente no Planejamento Físico da FUFMT;
  • Realizar estudos de viabilidade técnica e econômica dos projetos de engenharia e arquitetura do Campus Cuiabá;
  • Elaborar toda a fase preparatória do processo de contratação de obras no âmbito da FUFMT, que contempla a elaboração de projetos, orçamentos, e a instrução de processo administrativo específico para tal;
  • Acompanhar as demais fases do processo de contratação de obras, analisando a viabilidade das propostas no âmbito técnico;
  • Prezar pela transparência perante o público interno e externo sobre o andamento de projetos, orçamentos e obras (e suas contratações);
  • Indicar as equipes de elaboração de projeto e orçamento;
  • Indicar as equipes responsáveis pela fiscalização das obras licitadas pela FUFMT;
  • Durante a fiscalização de obras, avaliar e corrigir falhas que possam prejudicar a realização do projeto e a fiscalização e execução das obras;
  • Cobrar, verificar e organizar a emissão das Anotações de Responsabilidade Técnica - ART’s e Registros de Responsabilidade Técnica - RRT’s de elaboração de projetos, orçamentos e fiscalização de obras, junto aos respectivos Conselhos Profissionais;
  • Promover, juntamente com sua equipe, a elaboração, organização e atualização projetos de arquitetura e engenharia;
  • Promover, juntamente com sua equipe, a elaboração e a atualização orçamentos de obras;
  • Promover, juntamente com a sua equipe, a elaboração, de pareceres e laudos de arquitetura e engenharia;


Gerência de Projetos e Orçamento (GPO)


  • Elaborar, armazenar e atualizar projetos de engenharia e arquitetura para a FUFMT;
  • Emitir, quando solicitado, pareceres, laudos e diagnósticos das construções e instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias e de prevenção e combate a incêndio e pânico da FUFMT;
  • Gerenciar, acompanhar e compatibilizar os projetos de engenharia e arquitetura elaborados pela equipe técnica da FUFMT.
  • Gerenciar e acompanhar a elaboração dos orçamentos de engenharia feitos pela equipe técnica da FUFMT.
  • Conduzir o processo de Processo de Segurança e Combate a Incêndio e Pânico para emissão de alvará junto do Corpo de Bombeiros;
  • Elaborar projetos para tornar a universidade acessível, de acordo com as normas vigentes;
  • Fazer a Gestão Documental dos projetos em andamento, concluídos e dos já construídos;
  • Elaborar documentos padrões para pranchas, projetos e demais documentos técnicos relacionados a projetos, orçamentos, pareceres e laudos técnicos da FUFMT;
  • Emitir as Anotações de Responsabilidade Técnica - ART’s e Registros de Responsabilidade Técnica - RRT’s de autoria dos projetos e orçamentos, junto aos respectivos Conselhos Profissionais.


Gerência de Fiscalização de Obras (GFO)


  • Gerenciar, acompanhar e fiscalizar as obras executadas na FUFMT.
  • Gerenciar os controles dos registros documentais, fotográficos e financeiros das obras, e reformas executadas na FUFMT.
  • Elaborar manuais de fiscalização;
  • Cobrar, verificar e organizar a emissão das ART’s e RRT’s de fiscalização e de execução de obras;
  • Criar e manter atualizada a planilha eletrônica de Resumo do Andamento da Obra;
  • Registrar e atualizar as obras dos campi no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (SIMEC) do Ministério da Educação;
  • Transferir os dados das obras dos campi para o Painel de Obras do Ministério da Economia;
  • Realizar vistorias no canteiro das obras em andamento e elaborar relatórios;
  • Realizar medições e verificar se os serviços executados estão de acordo com o previsto no orçamento;
  • Evitar atrasos no cronograma e solicitar modificações contratuais quando necessário;
  • Fiscalizar as condições de segurança, higiene, salubridade e conforto das edificações;
  • Auditar, eventualmente, as planilhas de medições de obras;
  • Acionar a garantia das obras finalizadas quando apresentarem problemas, defeitos ou irregularidades que estejam cobertos pelo período de garantia estabelecido no contrato.


Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-0770

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30