SIC
Secretaria de Infraestrutura dos Campi
Breve descrição em 190 caracteres, incluindo espaços...
Atribuições
Secretaria de Infraestrutura do Campus (SIC)
- Coordenar as atividades relacionadas ao planejamento estratégico relacionado às ações de infraestrutura, assim como realizar o acompanhamento dos objetivos e metas do PDI, Planejamento Estratégico, Plano de Logística Sustentável, etc.
- Auxiliar a Reitoria nas solicitações de serviços de natureza compatível com as atividades desenvolvidas pela sua secretaria;
- Manter atualizados e transparentes os dados de indicadores de serviços prestados e contratos sob responsabilidade da Secretaria no site institucional e redes sociais;
- Responsabilizar-se por toda comunicação oficial a respeito dos serviços sob responsabilidade da secretaria junto à comunidade acadêmica ou à SECOM;
- Responsabilizar-se pelas Centrais de Atendimento SIC
- Avaliar e dar permissão de uso de espaço físico a ambulantes e outros cidadãos, de acordo com os normativos vigentes
- Promover a gestão administrativa do Restaurante Universitário;
Chefia de Secretaria
- Assistir todos os serviços executados pela Secretaria de Infraestrutura do Campus (SIC) e suas subunidades conforme demanda direta da SIC;
- Encaminhar e redirecionar os processos e documentos oficiais por meio do Sistema Eletrônico de Informação (SEI)
Supervisão de Espaço Físico e Imobiliário (SEFI)
- Auxilia na coordenação da política de Gestão de Espaço Físico da FUFMT;
- Realiza instrução de processos visando a concessão de áreas da FUFMT;
- Realiza a gestão e a fiscalização dos contratos de concessão de espaços físicos da FUFMT;
- Gerir o Sistema de Espaço Físico (SIEF) da FUFMT.
- Registrar e atualizar os bens da FUFMT no SPIUNET;
Seção de Mobilidade e Acessibilidade do Campus (SMAC)
- Organização geral do campus, no que diz respeito à circulação de pessoas e veículos, mobilidade urbana e sinalização interna do Campus;
- Propor alterações físicas no campus visando o cumprimento das normas de acessibilidade urbana, identificando pontos críticos e/ou prioritários;
- Propor soluções em mobilidade e acessibilidade junto à SIC.
Gerência do Restaurante Universitário (GRU)
- Administrar o Restaurante Universitário;
- Assessorar a Administração Superior da FUFMT do campus de Cuiabá em assuntos relacionados ao RU;
- Supervisionar e promover a execução de todas as ações administrativas e técnicas da gestão do Restaurante Universitário;
- Supervisionar a execução de todas as ações técnico-nutricionais relativas ao planejamento, produção e distribuição das refeições;
- Propor e fazer cumprir normas e procedimentos de funcionamento do RU;
- Zelar por toda a infraestrutura, instalações e equipamentos do RU;
- Elaborar o relatório anual e prestação de contas das atividades e atendimentos do RU;
- Gerir e fiscalizar os contratos de prestação de serviços executados nas dependências do Restaurante Universitário;
- Supervisionar as rotinas de trabalho e planejamento do espaço físico, a fim de garantir a ergonomia do ambiente de trabalho, segurança, conforto e produtividade, evitando a ocorrência de acidentes;
- Fiscalizar o controle de acesso dos usuários, promovendo adequado fluxo dentro do refeitório, juntamente com a equipe de portaria da empresa contratada, durante todo o período de funcionamento do RU;
- Promover a avaliação dos serviços prestados;
- Promover a comunicação institucional e transparência das informações relativas ao RU.
- Gerir o sistema padrão de controle de acesso e registro do consumo do fornecimento de refeições no Restaurante Universitário;
- Promover ações para o registro da identificação dos usuários no início de cada período letivo;
- Emitir relatórios e planilhas visando o acompanhamento do controle de acesso no RU;
- Promover a gestão dos mecanismos de controle de acesso, promovendo o registro e providências para casos excepcionais ao sistema padrão de controle de acesso;
- Propor a alteração, correção e melhoria dos métodos de controle de acesso dos usuários, visando a mitigação de riscos.
Coordenação de Serviços de Infraestrutura (CSI)
- Acompanhar o planejamento e a execução dos serviços conservação, limpeza, transportes e segurança do campus prestados ao Campus Cuiabá (Sede, CEU Itália, Campus II e Fazenda Experimental) localizada em Santo Antônio de Leverger;
- Acompanhar, orientar e atuar na elaboração de Estudo Técnico Preliminar.
- Assessorar e gerenciar os fiscais dos contratos sob sua coordenação;
- Coordenar a elaboração dos termos de referência para contratação de serviços;
- Acompanhar o trabalho dos fiscais e gestores de contratos vinculados a sua Coordenação;
- Realizar busca recorrente de termos de referência em andamento para possível adesão.
Gerência de Conservação e Limpeza (GCL)
- Fiscalizar e executar serviços de limpeza das áreas internas e externas, inclusive jardinagem e podas de árvores;
- Fiscalizar contratos de limpeza, jardinagem, dedetização;
- Fiscalizar contratos de descarte de resíduos (resíduos perigosos: biológicos, químicos).
Gerência de Segurança do Campus (GSC)
- Fiscalizar o contrato dos serviços de vigilância e de portaria;
- Orientar as ações necessárias quando surgirem ocorrências contra o patrimônio e contra as pessoas dentro do Campus;
- Realizar abordagem de suspeitos, e em havendo necessidade solicitando apoio da Polícia Militar para garantir a segurança.
- Manter a Central de Monitoramento em funcionamento e capaz de receber ligações e dar encaminhamento rápido às solicitações de apoio da equipe de vigilância;
- Discutir com a CSI/SIC e colocar em prática as ações a serem implementadas ou alteradas nas atividades diárias, executadas pelos servidores efetivos e terceirizados.
- Controle e visualização das imagens das câmeras instaladas no Campus Cuiabá, através da Central de Monitoramento, sendo responsável pelo fornecimento de imagens das áreas monitoradas, quando da ocorrência de delitos;
- Garantir que os colaboradores de sua unidade orientem os usuários quanto à localização de todos os espaços da FUFMT e da realização de eventos dentro do Campus.
Gerência de Transportes (GT)
- Acompanhar as atividades desenvolvidas pelos servidores efetivos e terceirizados e dos motoristas efetivos e motoristas terceirizados;
- Manter a documentação dos veículos regulares;
- Elaborar a escala de motoristas que irão realizar atendimentos de longa distância;
- Emitir credenciais para dirigir veículos oficiais;
- Acompanhar a fiscalização dos Contratos de Abastecimento da Frota Oficial, de Manutenção de Veículos, e dos Motoristas Terceirizados;
- Acompanhar a manutenção dos veículos e abastecimento;
- Realizar juntamente com a PROEG o agendamento das aulas de campo;
- Realiza o agendamento de viagens solicitadas para outros fins;
- Controlar a entrada e saída de veículos institucionais dirigidos por terceirizados e efetivos;
- Realizar o reagendamento e cancelamento de viagens.
Coordenação de Manutenção e Pequenas Reformas (CMPR)
- Coordenar e supervisionar os serviços relacionados à manutenção das edificações e instalações do Campus de Cuiabá;
- Promover a transparência para o público interno e externo sobre o andamento de serviços de manutenção das edificações e instalações;
- Realizar a gestão dos contratos de serviços (manutenção de elevadores, serviços comuns de engenharia) e contratos de manutenção predial (mão de obra e materiais);
- Executar os suprimentos de fundos concedidos por Cartão Corporativo para atender as necessidades de manutenção do Campus.
- Elaborar relatórios gerenciais sobre as atividades desenvolvidas, quando solicitado;
- Organizar, orientar, treinar e supervisionar sua equipe de trabalho;
Supervisão de Manutenção (SuM)
- Programar e executar as demandas de manutenção no Câmpus Cuiabá, inclusive com a conservação das vias;
- Realizar vistorias técnicas às unidades do Campus para verificação das instalações prediais (hidráulicas e sanitárias, coberturas, elétricas e de refrigeração) do local;
- Realizar o controle do estoque dos materiais de consumo (materiais elétricos, hidráulicos e materiais de construção em geral);
- Fiscalizar contratos de: mão de obra, manutenção de elevadores e serviços comuns de engenharia.
Seção de Manutenção (SM)
- Organizar as ordens de serviços de manutenção que estão em execução;
- Manter o controle e arquivamento das ordens de serviços executadas;
- Dar apoio operacional às ações da Supervisão de Manutenção;
Coordenação de Projetos, Orçamento e
Fiscalização de obras (CPOF)
- Cooperar tecnicamente no Planejamento Físico da FUFMT;
- Realizar estudos de viabilidade técnica e econômica dos projetos de engenharia e arquitetura do Campus Cuiabá;
- Elaborar toda a fase preparatória do processo de contratação de obras no âmbito da FUFMT, que contempla a elaboração de projetos, orçamentos, e a instrução de processo administrativo específico para tal;
- Acompanhar as demais fases do processo de contratação de obras, analisando a viabilidade das propostas no âmbito técnico;
- Prezar pela transparência perante o público interno e externo sobre o andamento de projetos, orçamentos e obras (e suas contratações);
- Indicar as equipes de elaboração de projeto e orçamento;
- Indicar as equipes responsáveis pela fiscalização das obras licitadas pela FUFMT;
- Durante a fiscalização de obras, avaliar e corrigir falhas que possam prejudicar a realização do projeto e a fiscalização e execução das obras;
- Cobrar, verificar e organizar a emissão das Anotações de Responsabilidade Técnica - ART’s e Registros de Responsabilidade Técnica - RRT’s de elaboração de projetos, orçamentos e fiscalização de obras, junto aos respectivos Conselhos Profissionais;
- Promover, juntamente com sua equipe, a elaboração, organização e atualização projetos de arquitetura e engenharia;
- Promover, juntamente com sua equipe, a elaboração e a atualização orçamentos de obras;
- Promover, juntamente com a sua equipe, a elaboração, de pareceres e laudos de arquitetura e engenharia;
Gerência de Projetos e Orçamento (GPO)
- Elaborar, armazenar e atualizar projetos de engenharia e arquitetura para a FUFMT;
- Emitir, quando solicitado, pareceres, laudos e diagnósticos das construções e instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias e de prevenção e combate a incêndio e pânico da FUFMT;
- Gerenciar, acompanhar e compatibilizar os projetos de engenharia e arquitetura elaborados pela equipe técnica da FUFMT.
- Gerenciar e acompanhar a elaboração dos orçamentos de engenharia feitos pela equipe técnica da FUFMT.
- Conduzir o processo de Processo de Segurança e Combate a Incêndio e Pânico para emissão de alvará junto do Corpo de Bombeiros;
- Elaborar projetos para tornar a universidade acessível, de acordo com as normas vigentes;
- Fazer a Gestão Documental dos projetos em andamento, concluídos e dos já construídos;
- Elaborar documentos padrões para pranchas, projetos e demais documentos técnicos relacionados a projetos, orçamentos, pareceres e laudos técnicos da FUFMT;
- Emitir as Anotações de Responsabilidade Técnica - ART’s e Registros de Responsabilidade Técnica - RRT’s de autoria dos projetos e orçamentos, junto aos respectivos Conselhos Profissionais.
Gerência de Fiscalização de Obras (GFO)
- Gerenciar, acompanhar e fiscalizar as obras executadas na FUFMT.
- Gerenciar os controles dos registros documentais, fotográficos e financeiros das obras, e reformas executadas na FUFMT.
- Elaborar manuais de fiscalização;
- Cobrar, verificar e organizar a emissão das ART’s e RRT’s de fiscalização e de execução de obras;
- Criar e manter atualizada a planilha eletrônica de Resumo do Andamento da Obra;
- Registrar e atualizar as obras dos campi no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (SIMEC) do Ministério da Educação;
- Transferir os dados das obras dos campi para o Painel de Obras do Ministério da Economia;
- Realizar vistorias no canteiro das obras em andamento e elaborar relatórios;
- Realizar medições e verificar se os serviços executados estão de acordo com o previsto no orçamento;
- Evitar atrasos no cronograma e solicitar modificações contratuais quando necessário;
- Fiscalizar as condições de segurança, higiene, salubridade e conforto das edificações;
- Auditar, eventualmente, as planilhas de medições de obras;
- Acionar a garantia das obras finalizadas quando apresentarem problemas, defeitos ou irregularidades que estejam cobertos pelo período de garantia estabelecido no contrato.