A partir de segunda-feira (28), servidores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) poderão utilizar os serviços do Google Workspace de forma gratuita, incluindo o e-mail institucional @ufmt.br na plataforma da empresa. A parceria foi mediada pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e visa, entre outras coisas, melhorar a experiência de trabalho, ensino e aprendizagem na Instituição.
A princípio, servidores e unidades administrativas e acadêmicas terão acesso ao serviço, mas já há a previsão de incluir estudantes em uma segunda fase.
Além do e-mail institucional, a comunidade terá acesso a aplicativos como Documentos, Keep, Chat, Tarefas, Drive e Meet, este último com a possibilidade de gravar as reuniões.
"A implantação do Google Workspace na UFMT permitirá a melhoria da comunicação institucional com a comunidade, o aprimoramento da segurança dos dados, com a possibilidade de autenticação em dois fatores e ferramentas para prevenir spam e phishing, e a colaboração em tempo real nas atividades administrativas e acadêmicas", explicou o Gerente de Manutenção da Rede Lógica, Willdson Gonçalves de Almeida.
Todos os técnicos e docentes com vínculo ativo terão um usuário do serviço já cadastrado a partir de segunda-feira, seguindo o padrão "nome.sobrenome@ufmt.br" e a senha do Portal de Sistemas Integrados.
No caso dos e-mails de unidades acadêmicas ou administrativas, os gestores que tiverem interesse em realizar a migração do provedor antigo para o novo poderão realizar o procedimento usando o "FORMULÁRIO DE MIGRAÇÃO DE WEBMAIL DE UNIDADE PARA O GOOGLE”, disponível no SEI.
O acordo foi firmado pela STI, com o apoio da reitoria, que analisou diversas possibilidades para a demanda da UFMT de modernização do sistema, tendo optado pelo Google Workspace for Education como melhor solução, por ser gratuita para universidades qualificadas, simples e eficiente.
Drive
O uso consciente do armazenamento no Drive é indispensável, por isso a utilização do espaço será monitorada e poderá ser auditada, com o objetivo de evitar abusos. Neste sentido, é vedado aos usuários o armazenamento ou disseminação de qualquer conteúdo, informação ou dado que contenha: material pessoal, restrito, sigiloso ou que viole a Lei Geral de Proteção de Dados, a Lei de Direitos Autorais e demais leis ou normas infralegais.
Está disponível para consulta o Manual do Usuário: Google Workspace for Education.
Para mais informações, acesso o site da STI ou envie um chamado na Central de Serviços da STI.