STI
Tecnologias da Informação
A Secretaria de Tecnologias da Informação foi criada com a finalidade de discutir aspectos de gestão de sistemas e Tecnologias da Informação e da Comunicação no contexto da UFMT.
Governança
INSTRUÇÃO NORMATIVA CGD-UFMT Nº 01 DE 30 DE AGOSTO DE 2022. Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para a administração e utilização de acesso aos serviços de Internet e Intranet no âmbito da Universidade Federal de Mato Grosso.
INSTRUÇÃO NORMATIVA CGD-UFMT Nº 02 DE 30 DE AGOSTO DE 2022. Estabelece regras, orientações e procedimentos para o acesso aos sistemas de tecnologia da informação, redes e e-mail no âmbito da Universidade Federal de Mato Grosso.
INSTRUÇÃO NORMATIVA CGD-UFMT Nº 09 DE 27 DE MAIO DE 2023. Dispõe sobre a Gestão de Projetos de TI na Secretaria de Tecnologia da Informação (STI/UFMT).
Este documento, intitulado de Política de Governança em Tecnologia da Informação (PGOVTI), tem como objetivo estabelecer adoção de práticas para a melhoria da
governança da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), considerando critérios de risco e análise de viabilidade. O PGOVTI atende as exigências estabelecidas no Acórdão n° 882/2017 do Tribunal Contas da União (TCU), e suas ações estão em consonância com o disposto no Decreto 7.579/2011, no Decreto 10.332/2020 e na Portaria nº 778 SGD/ME, de 04/04/2019.
Esta Política tem caráter continuado e foi aprovada pelo Comitê de Governança Digital – CGD da UFMT para validação da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD/ME) e, finalmente, aprovação pelos conselhos superiores da UFMT. Foram consideradas as “práticas não adotadas” nos itens descritos no questionário IGov 2016, pois o sucesso tecnológico não constitui uma finalidade própria, mas está a serviço do negócio e, por isso, é necessário condições que vão além da aplicação de recursos técnicos.
Acesse a Política de Governança de Tecnologia da Informação da Secretaria de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Mato Grosso – PGovTI.
O Plano de Atualização Tecnológica e Manutenção de
Equipamentos visa normatizar o planejamento, a atualização e a manutenção do
parque tecnológico da UFMT, bem como servir de referência para a elaboração do
PETI, proporcionando uma infraestrutura de tecnologia adequada para o
funcionamento da universidade.
O Plano de Atualização Tecnológica e Manutenção de Equipamentos foi aprovado pelo Comitê de Governança Digital em reunião realizada em 06/04/2022 e terá vigência no quadriênio 2022-2026. Acesse o Plano de Atualização Tecnológica e Manutenção de Equipamentos.
Gestão de Mudanças
Quando se trabalha com tecnologias da informação e comunicação (TIC), é necessário estar sempre melhorando o desempenho, aproveitando oportunidades ou tratando de vulnerabilidades, o que exige mudanças. É para isso que foi desenvolvido o manual de gerenciamento de mudanças. Esse documento tem o objetivo de planejar as mudanças dos serviços de TIC, garantindo o sucesso do processo e, consequentemente, aumentando a satisfação dos usuários.
Acesse o Manual de gestão de mudanças da STI.
Procedimentos para Desenvolvimento de Sistemas Institucionais
Documento orientador que define os procedimentos e requisitos mínimos para solicitações de desenvolvimento de sistemas na UFMT.
Acesse o Processo de software da STI.
Gestão de Riscos de Tecnologia da Informação
O gerenciamento de riscos permite ações contínuas no planejamento, organização e controle dos recursos que impactam nos institucionais, dentre os quais, destacamos o sucesso da contratação, execução e gestão de contratos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), assim como detalhar suas ameaças, vulnerabilidades, controles e riscos associados.
Acesse o relatório do processo de aquisições de equipamentos de TIC da STI.
Caso esteja elaborando o Mapa de Gestão de Riscos, relativo à aquisições de equipamentos de TIC, disponibilizamos o modelo de referência editável.
Acesse o modelo de referência editável.
iGG e iGovTI
O Índice Integrado
de Governança e Gestão Públicas (iGG) é um levantamento do Tribunal de Contas
da União cujo objetivo é medir a capacidade de governança e gestão dos órgãos
públicos federais, aferindo o nível de implementação de boas práticas de
liderança, estratégica e accountability. Já o Índice de Governança e
Gestão de TI (iGovTI) foi criado pelo TCU em 2010 com o propósito de orientar
as organizações públicas no esforço de melhoria da governança e gestão de TI. O
índice também permite ao TCU avaliar, de modo geral, a efetividade das ações
adotadas para induzir a melhoria da situação da governança de TI na
Administração Pública Federal.
O resultado da UFMT para o exercício 2021 está discriminado no quadro abaixo:
Acesse o relatório completo do TCU.
Em
2017, a UFMT obteve a nota mais alta no iGovTI entre as Instituições de Ensino
Federais (IFES). Acesse a matéria completa.