Estudante
A Distância
Vídeo-conferência
É uma discussão que permite o contacto visual e sonoro entre pessoas que estão em lugares diferentes, dando a sensação de que os interlocutores encontram-se no mesmo local. Permite não só a comunicação entre um grupo, mas também a comunicação pessoa-a-pessoa. Essa comunicação é feita em tempo real e existem vários sistemas interpessoais de videoconferência que possibilitam isso. Além da transmissão simultânea de áudio e vídeo, esses sistemas oferecem ainda recursos de cooperação entre os usuários, compartilhando informações e materiais de trabalho. Em geral os equipamentos de videoconferência (terminais ou CODECs) disponíveis no mercado possuem capacidade de estabelecer uma comunicação ponto a ponto, e para que vários pontos se conectem simultaneamente é preciso utilizar um equipamento denominado MCU (Multiponto Control Unit). O funcionamento da MCU assim como de outros componentes necessários a videoconferência são especificados pelo padrão H.323 e SIP. Também é possível estabelecer uma conexão entre varios pontos utilizando a tecnologia de conexão Multicast.
Um ambiente comum de videoconferência é composto de uma sala dotada de uma câmera especial e alguma facilidade tecnológica para a apresentação de documentos. Atualmente, com o avanço dos processadores (cada vez mais rápidos) e a compressão de dados, surgiu um novo tipo de videoconferência, a conferência desktop. Nela não é necessário salas especiais e muito menos equipamentos ultra modernos: a interação é feita por uma webcam e um microfone simples. A compressão/descompressão e todo o resto são efetuados por software que deve estar instalado em uma máquina padrão. O FOCO DA VIDEOCONFERÊNCIA SÃO REUNIÕES/AULAS SEM NECESSIDADE DE APRESENTAÇÕES EM POWER POINT OU ENVIO DE DOCUMENTOS, apesar de ser possível a exibição da tela do computador pela Videoconferência (com perda de qualidade).
- Fluxo de Atendimento e Política de Uso.
A Secretaria de Tecnologia de Informação disponibiliza para toda comunidade da UFMT e da UAB 2 (dois) aparelhos G-50 da Sony para Videoconferência, equipados com MCU possibilitando o multiponto, montados numa sala de reuniões e treinamentos, exigindo para sua utilização somente um prévio agendamento através de Ofício endereçado a Secretaria de Tecnologia da Informação, de preferência 3 dias antes do evento (no mínimo), para que possamos realizar o pré-teste com os pontos remotos participantes da videoconferência, solicitando no Ofício a reserva da sala e aparelhos para videoconferência (pois a mesma sala pode ser utilizada apenas para reuniões sem utilização dos aparelhos), especificando brevemente o objetivo da Videoconferência. O agendamento e reserva ocorrerá por ordem de chegada dos Ofícios na STI.
Existe ainda na UFMT, campus de Cuiabá, um aparelho G-50 no NEAD e um no CONSEPE, cuja disponibilidade deve ser vista nos próprios órgãos/setores da UFMT.
Nos campus de Rondonópolis, Barra do Garças e Sinop existem também salas aparelhadas com videoconferência G-50 Sony em perfeito funcionamento e disponíveis ao uso.
Segue abaixo os contatos dos técnicos responsáveis pela videoconferências nesses campus:
Rondonópolis – Celso (66) 3410-4073 ou (66) 9624-3664
Barra do Garças – Gilson (66) 3405-5317 ou (66) 9203-8005
Sinop – Mauro ou Vânia (66) 3531-1663
Dúvidas dirigir-se a: STICAE/Gerência de Teleconferência e Ambientes Virtuais ,telefone: (65) 3615-8241 , Contato: Gustavo Santana,Email:gustavo@nead.ufmt.br com cópia para sti@ufmt.br