A Secretaria de Estado de Educação, Pesquisa e Inovação (SERI) da Confederação Suíça e o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC) abrem chamada para o 8º ciclo de Treinamento Academia-Indústria (AIT), destinado a pesquisadores e empreendedores interessados em levar projetos de pesquisa ao mercado. O 8º ciclo do AIT tem início em junho de 2021 e será concluído em maio de 2022.
O AIT tem como objetivo apoiar jovens pesquisadores brasileiros a inovar e desenvolver habilidades de empreendedorismo e negócios. Os critérios de seleção de participantes incluem ser brasileiro; ter titulação em nível de Mestrado ou Doutorado, em qualquer área do conhecimento científico; estar vinculado a instituição de ensino superior ou de pesquisa brasileira; proficiência no idioma Inglês, as duas fases do treinamento, no Brasil e na Suíça, serão conduzidas inteiramente na Língua Inglesa.
A seleção dos participantes brasileiros será realizada pela Swissnex no Brasil, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelos parceiros convidados por essas instituições. A avaliação acontece por meio de entrevistas online em inglês via plataforma digital. Serão selecionados até dez participantes brasileiros. As entrevistas de seleção serão feitas no período de 14 a 18 de junho. O resultado final será divulgado até o dia 02 de julho.
A semana de treinamento no Brasil tem acontece de 8 a 12 de novembro e a semana de treinamento na Suíça de 04 a 08 de abril de 2022. O treinamento integra atividades de imersão no ambiente de inovação e empreendedorismo dos dois países, visitas a universidades, apresentação dos projetos individuais, desenvolvimento do plano de negócios e exposição às práticas internacionais de negócios e contexto específico local.
O formulário online de inscrição está disponível no site da Swissnex. Além de preencher o documento, é necessário anexar os documentos listados no edital. Os interessados podem submeter a inscrição até o dia 09 de maio.
O AIT é implementado pela Swissnex no brasil e pela Universidade de ST. Gallen, na Suíça, como um dos instrumentos das relações científicas e colaboração bilateral entre os dois países, estabelecidos pela Comissão Mista Brasil-Suíça para Ciência, Tecnologia e Inovação.