Desistência de curso

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O que é: Ato voluntário pelo qual o aluno solicita desistência definitiva do curso, deixando assim de ter vínculo acadêmico com a UFMT.

Por quê: Se você tem absoluta certeza de que não pretende continuar o curso no qual está matriculado, é importante que comunique isso à Universidade, pois a vaga que você está ocupando é mantida com recursos públicos. Se não pretende usufruí-la é importante que essa vaga seja liberada.

Quando: Na data em que sua decisão já estiver amadurecida. Como é uma decisão importante, ouça, sempre, outras pessoas antes de fazer o protocolo do pedido.

Como: Mediante acesso ao Protocolo Virtual do Aluno. Para prosseguir com o pedido de desistência de curso o requerente deve providenciar a declaração de desistência de curso seguindo o modelo disponível no sistema. Atenção - a declaração deve seguir, obrigatoriamente, o modelo disponível no sistema. Não é necessário reconhecer firma, no entanto, a assinatura tem de ser idêntica ao Documento Oficial de Identidade.

Observação: Avalie a necessidade de formalizar a desistência do curso. Ter um tempo a mais para decidir pode ser muito importante para a sua futura vida acadêmica.

A desistência de curso não será permitida ao estudante que estiver com pendências no Registro Escolar ou nas Bibliotecas Centrais da UFMT em qualquer um dos campus.

Caso esteja decidido a desistir da sua vaga na UFMT siga o passo-a-passo abaixo:

PASSO - A - PASSO

1ª passo - Acesse o link para o PROTOCOLO VIRTUAL DO ALUNO. Insira seu CPF e clique em SOLICITAR DESLIGAMENTO.

2º passo - Verifique sua caixa de e-mail e clique no link encaminhado. 

3º passo - Preencha o formulário de SOLICITAÇÃO DE DESISTÊNCIA. Escolha a matrícula que deseja solicitar a desistência, caso possuir mais de uma matrícula ativa.

4º passo - Faça o download da DECLARAÇÃO DE DESISTÊNCIA, disponível no Protocolo Virtual. Imprima a declaração, preencha com seus dados e assine. Não há necessidade de reconhecer firma em cartório, basta que a assinatura seja idêntica ao documento. 

Observação: Você pode preencher a declaração digitalmente e assinar eletronicamente com sua conta GOV. Não será aceita declaração com assinaturas desenhadas ou copiadas de outros arquivos.

5º passo - Faça o upload da DECLARAÇÃO DE DESISTÊNCIA devidamente assinada, juntamente com o documento de identificação.

6º passo - Redija uma justificativa para a desistência. 

7º passo - Salve o formulário.

Após cumprir todos os passos, o pedido de desistência será encaminhado para o Registro Escolar do Campus para análise. Em caso de indeferimento o estudante poderá efetuar novo pedido.

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