A fim de apoiar o desenvolvimento institucional da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) a partir da capacitação e qualificação de seus servidores, a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), por meio da Coordenação de Desenvolvimento Humano (CDH), dá início ao Programa Desenvolver-UFMT: Novo contexto, novos desafios.
O programa, que foi apresentado ao ao reitorado na terça-feira (27), pretende dar continuidade e consolidar os projetos de capacitação já desenvolvidos pela pasta e, simultaneamente, inovar em aspectos indispensáveis ao bom desempenho das atividades profissionais dos servidores, com vista ao alcance de resultados e metas.
"É indispensável o investimento em ações de qualificação que possibilitem aos servidores da UFMT os saberes e competências necessários para a plena realização de suas atividades. Só assim é possível alcançar a missão da UFMT de formar profissionais e produzir conhecimentos e inovações científicas de diversas áreas e, assim, contribuir para a região e o país", afirmou o Secretário de Gestão de Pessoas, André Baptista Leite.
A primeira ação faz parte do projeto Desenvolver-Gestores, com um curso de capacitação de 30 horas para o reitorado, com foco em competências de gestão. Este será realizado de modo remoto, entre os dias 3 e 14 de maio. A previsão é que também gestores de unidades acadêmicas e administrativas sejam inscritos em etapas futuras.
Também compõem o programa os projetos Desenvolver-TAE e Desenvolver-Docente. Este primeiro objetiva contribuir para o desenvolvimento integral dos servidores técnico-administrativos. O programa prevê eventos de capacitação como os cursos de ambientação ao serviço público, preparação para ingresso na Graduação e Pós-Graduação, bem como cursos de curta duração em temáticas diversas
Já o Desenvolver-Docente disponibilizará eventos de capacitação de curta duração e cursos de atualização didático-pedagógica, a fim de reforçar o processo de formação de professores do ensino superior em relação aos aspectos pedagógicos de sua atuação.
"O programa será realizado anualmente em quatro etapas: Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento (LND); Plano de Execução, com definição de projetos e ações a serem realizadas; Aplicação do programa e Avaliação das ações realizadas", explica a Coordenadora de Desenvolvimento Humano, Jozanes Assunção Nunes.
O Desenvolver-UFMT conta com o apoio das Pró-reitorias de Ensino de Graduação (Proeg), Pós-graduação (Propg), Administrativa (Proad) e de Planejamento (Proplan), além das Secretarias de Tecnologia Educacional (Setec) e de Comunicação e Multimeios (Secomm).