A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da UFMT marcou presença na abertura da semana de acolhimento aos estudantes do primeiro semestre letivo de 2022 nesta quinta-feira (18), no Teatro Universitário. A equipe apresentou aos calouros os programas desenvolvidos pela Proeg, esclarecendo dúvidas sobre como se tornar um tutor ou monitor, quais as suas principais responsabilidades e qual a proposta de cada um dos programas.
A coordenadora de formação docente, Luciene de Paula, destacou a importância dos programas no processo de formação inicial dos estudantes. “A ideia é fazer com que eles possam atingir sucesso na sua caminhada, e os programas ajudam nesse processo. Não queremos que eles desistam de forma alguma, o nosso desejo é que consigam alcançar seus objetivos. E os nossos programas contribuem para isso, aumentando os índices de aprovação nos cursos, bem como cooperando com a sua permanência na Universidade”, destacou Luciene.
O pró-reitor de ensino de graduação, professor Adelmo Carvalho da Silva, também deu seu recado. Perguntado sobre qual o conselho daria para si mesmo quando entrou na UFMT para cursar Pedagogia, em 1996, ele disse: “sinta e viva todos os espaços da Universidade, desde a administração, coordenação de cursos e, sobretudo, a biblioteca. Esses são espaços de orientação e saber. São muito importantes para que o acadêmico tenha uma boa formação. Frequente a biblioteca minimamente umas três vezes na semana”, completou.
Os programas
É uma atividade acadêmica desenvolvida pelo aluno e orientada pelo professor, capaz de aprofundar conhecimentos teóricos e práticos de uma disciplina necessária à formação do futuro profissional. O Programa de Monitoria visa o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem, como também o compromisso do curso de graduação da Universidade com o educando.
Tutoria é a superação e equiparação de estudos nos conteúdos considerados da educação básica e que são necessários à compreensão dos fundamentos das disciplinas dos cursos de graduação, possibilitando ao aluno alcançar êxito na sua formação profissional.
Programa de Educação Tutorial/PET
O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial. O grupo PET, uma vez criado, mantém suas atividades por tempo indeterminado. No entanto, os seus membros possuem um tempo máximo de vínculo: ao bolsista de graduação é permitida a permanência até a conclusão da sua graduação e, ao tutor, por um período de, no máximo, seis anos, desde que obedecidas as normas do Programa.
Programa de ResidênciaPedagógica/PRP
O Programa Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e busca induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.
O principal objetivo do Programa de Residência Pedagógica é incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, conduzindo o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente. A esse objetivo, associa-se o fortalecimento e a ampliação da relação existente entre a universidade e as escolas públicas de educação básica, necessária para a formação inicial de professores.
Programa Institucional de Bolsasde Iniciação à Docência/PIBID
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência, PIBID, foi lançado pela CAPES em 2007 e instituído pelo Decreto nº 7.219 de 2010, no sentido de fomentar a iniciação à docência contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. Desde 2008, a UFMT participa do PIBID tendo por base os compromissos firmados pelo seu Plano de Desenvolvimento Institucional, no sentido tanto de cooperar para a melhoria da qualidade do ensino fundamental e médio no Estado, quanto de ampliar sua inserção regional nos municípios do Estado.