PROPLAN
Planejamento
A PROPLAN é a unidade responsável pelo planejamento institucional, execução e avaliação das ações relacionadas a elaboração da proposta orçamentária e a distribuição dos recursos às unidades...
Indicadores de Qualidade da Educação Superior
Conceito ENADE
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma das avaliações que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Ele é realizado por Ciclo Avaliativo que determina as áreas de conhecimento e os cursos a elas vinculados que serão avaliados a cada três anos, gerando o conceito ENADE. O Exame avalia a formação dos estudantes concluintes através da verificação do seu desempenho acadêmico, considerando o conhecimento específico previsto nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação e a formação geral em relação às competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão. Sua divulgação ocorre anualmente, para o grupo de cursos definidos no Ciclo Avaliativo.
Conceito Preliminar de Curso - CPC
O CPC expressa a qualidade dos cursos de graduação com base na avaliação de desempenho de estudantes. Além da nota dos concluintes no exame, também são considerados o valor agregado pelo processo formativo (IDD), as condições de oferta referentes à infraestrutura e recursos didático-pedagógicos, avaliados pelos participantes do ENADE em questionário sobre a percepção discente relativa ás condições do processo formativo e o corpo docente quanto à qualificação e regime de trabalho. Seu cálculo e divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do ENADE.
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado – IDD
O IDD é um indicador de qualidade que mede o valor agregado pelo curso de graduação ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e suas características de desenvolvimento ao ingressar no curso de graduação avaliado. A metodologia de cálculo deste indicador, é apresentada através da Nota Técnica Nº 45/2019/CGCQES/DAE.
Índice Geral de Curso - IGC
O Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC) é um Indicador de Qualidade que avalia as Instituições de Educação Superior. De acordo com a Nota Técnica nº 59/2020/CGCQES/DAES, o cálculo do IGC, leva em consideração as seguintes informações:
a) Notas continuas de Conceitos Preliminares de Curso referentes aos cursos de graduação avaliados no triênio 2017-2018-2019, calculadas conforme metodologias apresentadas nas Notas Técnicas do Inep nº 18/2018/CGCQES/DAES, nº 56/2019/CGCQES/DAES e nº 58/2020/CGCQES/DAES, respectivamente, considerando o CPC mais recentemente publicado para cada curso;
b) Número de matrículas nos cursos de graduação (estudantes cursando ou formandos no ano de referência do CPC), conforme base de dados oficial do Censo da Educação Superior, cujos períodos de informação e de conferência, ajustes e validação dos dados pelas IES foram definidos na Portaria Inep nº 319, de 23 de abril de 2020;
c) Conceitos dos cursos de Mestrado e Doutorado atribuídos pela Capes na última avaliação divulgada oficialmente, para os programas de pós-graduação reconhecidos, incluindo a avaliação dos novos programas recomendados para o ano de referência do IGC, conforme base de dados oficial encaminhada pela Capes ao Inep; e
d) Número de matrículas (matriculados e titulados em 2019) nos cursos de Mestrado e Doutorado, conforme base de dados oficial encaminhada pela Capes ao Inep, nos termos previstos na Portaria nº 49, de 20 de março de 2020 e no Manual de Coleta de Dados: conceitos e Orientações da Capes.
Conceito de Curso - CC
Quando um curso não tem seu ato autorizativo renovado pelo ENADE, seja pelo fato de possuir apenas um concluinte ou porque obteve resultado insatisfatório ou, ainda, por se tratar de curso novo, ainda não reconhecido, o MEC determina a verificação da qualidade in loco. A avaliação in loco gera o Conceito de Curso.
Conceito Institucional - CI
As Instituições de Educação Superior já credenciadas são avaliadas periodicamente para renovação do seu ato autorizativo de funcionamento, gerando o Conceito Institucional. Os avaliadores em visita in loco utilizam os parâmetros de qualidade dispostos pelo Sistema Nacional de Avaliação para verificação da qualidade institucional.

Resultados
Para acessar os resultados dos Indicadores de Avaliação Institucional, clique abaixo:
- Painel de Indicadores da UFMT > Graduação > Indicadores de Qualidade.