Normativas e Diretrizes de Extensão


Normativas

RESOLUÇÃO CONSUNI N.° 10/2004 POLÍTICA DE BOLSAS

RESOLUÇÃO CONSUNI N° 05/2010 ALTERAÇÃO POLÍTICA DE BOLSAS

RESOLUÇÃO CONSEPE N.°158/2010 ENCARGOS DIDÁTICOS

RESOLUÇÃO CONSEPE N.º 46, DE 02 DE MAIO DE 2005

RESOLUÇÃO N.º 36, DE 04 DE ABRIL DE 2005

RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018

RESOLUÇÃO CD N.º 08, DE 23 DE MARÇO DE 2018

LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996

POLÍTICA NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO


Diretrizes de Extensão

 As seguintes Diretrizes de Extensão estão estabelecidas no Plano Nacional de Extensão: 

 1. Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, especialmente Impacto na formação do estudante e na geração do novo conhecimento

 O princípio da indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão é fundamental no fazer acadêmico. A relação entre o ensino e a extensão conduz a mudanças no processo pedagógico, pois alunos e professores constituem-se em sujeitos do ato de aprender. Ao mesmo tempo em que a extensão possibilita a democratização do saber acadêmico, por meio dela, este saber retorna à universidade, testado e reelaborado. A relação entre pesquisa e extensão ocorre quando a produção do conhecimento é capaz de contribuir para a transformação da sociedade. A extensão, como via de interação entre universidade e sociedade, constitui-se em elemento capaz de operacionalizar a relação entre teoria e prática. Quanto à formação do estudante, propõe-se uma relação com impacto técnico-científico e sócio-pessoal, fruto da existência de projeto didático-pedagógico com atribuição de créditos acadêmicos, sob orientação e avaliação de docente-tutor, que facilite a flexibilização da formação e a integralização curricular estabelecendo uma relação transformadora entre a universidade e outros setores da sociedade. 

 2. Interdisciplinaridade

 A extensão é um dos espaços que propiciam a realização de atividades acadêmicas de caráter interdisciplinar, possibilitando intensas trocas entre áreas distintas do conhecimento, interação de conceitos e modelos complementares, além da integração e convergência de instrumentos e técnicas para uma consistência teórica e operacional que estrutura o trabalho coletivo e contribui para uma nova forma de fazer ciência, revertendo a tendência comum, nas universidades, de compartimentação do conhecimento da realidade. 

3. Impacto social

 Por meio da extensão, propõe-se uma relação entre universidade e outros setores da sociedade, que seja transformadora, instrumento de mudança em busca de melhoria da qualidade de vida. Uma atuação voltada para os interesses e necessidades da maioria da população, aliada a movimentos sociais de superação de desigualdades, de exclusão e implementadora de desenvolvimento regional e de políticas públicas. 

 4. Relação dialógica com a sociedade

 Por meio da extensão, ocorre a troca entre os saberes sistematizado-acadêmico e o popular, que possibilitará a produção de conhecimento resultante do confronto com a realidade, propiciando a efetiva participação da comunidade na atuação da universidade, com vistas ao desenvolvimento de sistemas de parcerias interinstitucionais.


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